Paraná Extra

Já são 14 mil os voluntários inscritos para as próximas eleições

Quase 14 mil pessoas se inscreveram como voluntárias para as eleições municipais de 2020 no Paraná. No entanto, são necessários cerca de 110 mil mesários. O número de voluntários (13,8 mil) está abaixo da média nacional. Historicamente, cerca de 40% do efetivo é de voluntários, enquanto que 60% são pessoas convocadas. Os interessados devem fazer a inscrição até o início de junho, que é quando os juízes eleitorais de cada cartório fazem as convocações pelo sistema eleitoral.

Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos que não tenham débitos com a Justiça Eleitoral. Entre os benefícios para os que trabalham nas eleições estão: dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário; auxílio-alimentação para o dia da eleição; crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior; vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital e isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

De acordo com o TRE-PR, não podem ser mesários candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, policiais ou funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo. O site para inscrição é o www.tre-pr.jus.br

Deixe uma resposta