Paraná Extra

Jardim Botânico ganha coleção de araucárias

O caminhão transplantador não tinha como passar despercebido por quem visitava ou caminhava pelas pistas do Jardim Botânico na manhã desta quinta-feira (10). E a curiosidade ia além da presença do maquinário, as pessoas queriam mesmo saber a razão da abertura das grandes covas no terreno à esquerda da estufa. A área vai abrigar a mais nova coleção vegetal do espaço: Araucárias do Mundo. Os 17 novos exemplares vão contemplar cinco espécies do gênero – Araucaria heterophylla, Araucaria columnaris, Araucaria bidwillii, Araucaria araucana, e a mais conhecida por aqui, a Araucaria angustifolia. No mundo, existem cerca de 18 espécies da árvore e o objetivo dos técnicos do Jardim Botânico é fazer a complementação gradativamente.

O plantio está previsto para setembro. Enquanto isso, o composto de material orgânico colocado nas covas é preparado para receber melhor as mudas e garantir o bom desenvolvimento. “Além disso, o risco de ondas de frio mais rigoroso diminui, o que também vai favorecer o crescimento”, diz o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff. A estimativa é de que em cerca de dez anos elas atinjam um tamanho de dez metros.

Coleções

Araucárias do Mundo será a sétima coleção vegetal do Jardim Botânico. Os visitantes já têm acesso à Floresta Atlântica, Palmeiras Brasileiras, Floresta Estacional, Arbustos dos Campos do Paraná, Exóticas e Ameaçadas de Extinção.

O novo grupo de plantas é resultado do trabalho da Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico Municipal de Curitiba.

Deixe uma resposta