Paraná Extra

Julho registrou déficit de chuva em todo o Paraná

Julho de 2020 foi de pouca chuva no Paraná. Segundo o Simepar, foram registradas algumas frentes frias que passaram pelo Estado, com acumulados de precipitação mais elevados entre o oeste, sudoeste, sul e sudeste paranaense (próximo à divisa com Santa Catarina). Em Palmas, por exemplo, choveu 73,4 mm. No extremo norte praticamente não choveu (Cambará foram apenas 0,8 mm). A precipitação ficou negativa em todos os setores, com déficit perto de 60 mm em muitos municípios. Em Curitiba, o índice de chuva ficou 73% abaixo do normal, segundo o Simepar.

Por outro lado, as temperaturas médias ficaram perto das normais em boa parte do Estado durante julho de 2020, pois foram registrados vários dias com frio no amanhecer e com temperaturas elevadas à tarde. Além disso, o mês começou com bastante frio, inclusive com registro de chuva congelada em Palmas (dia 01/07) e com o dia mais frio do ano em General Carneiro (-4,1°C dia 04/07). Destaque para as temperaturas da tarde, que ficaram mais elevadas em comparação as médias históricas em várias cidades. O maior valor ocorreu em Guaraqueçaba: 33,4°C no dia 28/07.

Agosto

Agosto permanece com tempo seco no Paraná. Por enquanto, segundo o Simepar, não estão previstas mudanças nas condições meteorológicas sobre as regiões paranaenses.  Não há previsão de chuva para os próximos dias e destaque para a rápida elevação das temperaturas em todo o Estado. Segue mais quente e seco no oeste, noroeste e no norte pioneiro.

Deixe uma resposta