Paraná Extra

Justiça eleitoral prepara as urnas para votação em novembro

Em todo o Paraná são mais de 25,7 mil urnas eletrônicas distribuídas pelas 186 zonas eleitorais do estado e todas elas precisam estar funcionando para que os mais de oito milhões de eleitores do estado consigam votar. Em Curitiba, são dez zonas eleitorais, com 412 locais de votação.
Do total de urnas, cerca de 4 mil são de contingência, ou seja, reservadas para o caso de necessidade de substituição.

Como parte da preparação para as Eleições 2020, as zonas eleitorais deram início aos testes de manutenção preventiva das urnas eletrônicas. A intenção é prevenir falhas nos equipamentos de votação no dia do pleito, que neste ano acontece em 15 de novembro e 29 de novembro.

Durante a atividade, são testados os componentes internos das urnas e os sistemas eleitorais e também carregadas as baterias. Depois disso, são incluídos os dados de todos os candidatos a prefeito e vereador. Essa inclusão é feita exclusivamente por servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

A última etapa do processo de preparação das urnas, a Cerimônia de Carga e Lacração, é supervisionada pelo Ministério Público, juízes, imprensa, candidatos e interessados.

(Com CBN)

Deixe uma resposta