Paraná Extra

Liquidações: Procon orienta sobre necessidade de pesquisa

Algumas grandes redes de varejo realizam, nos próximos dias, as chamadas liquidações anuais, prometendo descontos de até 70% em produtos como televisores, aparelhos de som, fogões, geladeiras, utensílios para cozinha. Em razão disso, o Procon/PR dá algumas dicas que podem ajudar os consumidores.

É importante que o consumidor pesquise antes de comprar. De acordo com a coordenadora do Procon/PR, Claudia Silvano, os consumidores são levados por compras de impulso, sem adotar como precaução a pesquisa de preços entre as lojas. “Muitos consumidores, ao verem as chamadas como, por exemplo, ‘liquidação’, ‘queima de estoque’ ou ‘bota fora’, simplesmente deixam de pesquisar”, constata Claudia. De acordo com a coordenadora nem sempre o preço anunciado realmente está mais baixo que o praticado pelo mercado, por isso é importante pesquisar preços e condições de pagamento.

RECLAMAÇÃO – Outra dica importante diz respeito ao direito de reclamar, caso o produto adquirido apresente defeito. “A não ser que os produtos apresentam pequenas avarias, como nos produtos de mostruário, que justifiquem os descontos concedidos, e desde que o consumidor seja devidamente informado no momento da compra. Informação sobre pequenas avarias deve constar na nota fiscal”, afirma Claudia.

Em relação aos produtos comprados pela internet, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor assegura a possibilidade de arrependimento. O consumidor pode desistir da compra, sem ter que apresentar qualquer justificativa, no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto.

É importante ainda que o consumidor verifique o estado do produto no momento da compra e da entrega, na presença do entregador, conferindo acessórios e manual de instruções em português. Caso verifique alguma irregularidade, o consumidor deve recusar o recebimento, fazendo a devolução na hora ao entregador da loja varejista.

Deixe uma resposta