Paraná Extra

Mais de 237 mil estudantes prestarão a prova do Enem no domingo

Um total de 237.342 candidatos farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), no Paraná. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h em ponto, com as provas começando às 13h30 e terminando até as 19h.

Os candidatos terão 5h30m para fazer a redação e responder 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e outras 45 perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Todas as perguntas são de múltipla escolha.

O Paraná ficou em 9º lugar em total de inscrições para o exame, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul. Cerca de 5,5 milhões de pessoas participam no Brasil todo.

LOCAL

Os participantes do Enem devem verificar o seu local de prova na página enem.inep.gov.br. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, quase 70% das pessoas inscritas no Paraná já verificaram onde farão suas provas.

No dia da prova é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, e para respondê-la é permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

RESULTADOS

O resultado é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares.

Os participantes poderão acessar os gabaritos das provas ainda em dezembro, e seus resultados individuais em janeiro do ano que vem.

Deixe uma resposta