Paraná Extra

Maria Fumaça do Natal faz última viagem nesta sexta

O nostálgico apito, que desde o dia 1º de dezembro vem contribuindo para o sucesso da programação do Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, ainda poderá ser ouvido até esta sexta-feira (15/12) em várias regiões da capital. A Maria Fumaça Mallet 204, toda iluminada com luzes de LED e decorada com adereços de Natal, encanta moradores de bairros como Cachoeira, Barreirinha, Centro, Cajuru e Capão da Imbuia, que se reúnem no entorno da linha férrea para ver passar a locomotiva movida a vapor. “Nunca tinha visto nada tão bonito. Já acompanhei quatro vezes o trem passar, aqui perto de casa, no Cajuru, e espero ver ainda mais uma vez”, afirmou professora Ana Carolina Gimenez Molina Ribas, 36 anos, que assistiu às passagens sempre acompanhada do filho, Davi, de 2,5 anos.

Depois de 40 anos, a Maria Fumaça Mallet 204 voltou a passar nas ferrovias paranaenses como parte das celebrações do Natal. Segundo o presidente da Rumo, a repercussão da atração ultrapassou o esperado. “É muito bonito ver famílias inteiras da capital acompanhando a passagem da Maria Fumaça”, frisou o executivo. A locomotiva foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) em parceria com a Rumo e é a única do clássico modelo Mallet 204 em circulação na América do Sul. Desde abril deste ano, a Maria Fumaça estava em Rio Negrinho (SC), onde realizou passeios turísticos.

Embora a locomotiva tenha dois vagões livres, não é possível embarcar na composição, que circula sempre a partir das 17h ou 19h. Para saber a hora exata é preciso ficar atento ao apito característico da locomotiva movida à madeira – eucalipto de reflorestamento – e água. A Rumo alerta, porém, para medidas de segurança, como respeitar uma distância mínima da linha do trem e não parar veículos nas proximidades. No próximo sábado, a Maria Fumaça Mallet 204 segue para o Litoral, onde fará viagens por Morretes e Paranaguá.

Homenagem

Ao fim do passeio da Maria Fumaça Mallet 204, o prefeito acompanhou uma homenagem feita pela ABPF ao presidente da Rumo, Júlio Fontana Neto. Uma locomotiva de 1954, também restaurada pela associação, recebeu o nome do executivo. Também participaram do passeio e da homenagem o vice-presidente da Recursos Humanos da Rumo, Eduardo Pellegrina; a coordenadora de Comunicação e Relações Sociais, Carmen Maron; e o administrador da Regional Cajuru, Márcio José Nunes.
PROGRAMAÇÃO

Até sexta-feira (15), o roteiro da Mallet 204 começa na Sede da Rumo (Rua Emílio Bertolini, 100, Vila Oficinas, Cajuru) e segue os trajetos:

Hoje

– Sede da Rumo – saída às 17 horas

– Cajuru

– Vila Betel

– Capão da Imbuia

– Jardim Botânico

– Rodoferroviária

– Cristo Rei

– Alto da XV

– Boa Vista

– Barreirinha

– Cachoeira

– Retorno Vila Oficinas

 

Dia 15 (sexta-feira)

– Sede da Rumo – saída às 19 horas

– Vila Betel

– Cajuru

– Capão da Imbuia

– Estância Pinhais (Pinhais)

– Centro (Pinhais)

– Retorno Vila Oficinas

Deixe uma resposta