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MAi??dica alerta para cuidados com a desidrataAi??A?o no verA?o

No verA?o aumentam as preocupaAi??Ai??es com a desidrataAi??A?o. A maioria dos mAi??dicos recomenda a ingestA?o de 1 a 2 litros de A?gua por dia, indiferentemente da estaAi??A?o do ano. Uma dica para saber a quantidade mAi??nima de A?gua que vocA? precisa consumir diariamente, basta se pesar no comeAi??o do dia e apA?s duas horas de trabalho. A diferenAi??a representa o quanto de lAi??quido foi gasto durante as atividades. Se vocA? perdeu 40 gramas, terA? que repor 40 ml de A?gua. Isso quer dizer que cada grama corresponde a 1 mililitro. Para se ter uma ideia, um copo representa, em mAi??dia, 200 ml. Ai?? o que revela Myrna Campagnoli, endocrinologista do LaboratA?rio Frischmann Aisengart.

A mAi??dica explica que a quantidade de lAi??quido pode variar, tambAi??m, se o indivAi??duo tiver uma alimentaAi??A?o balanceada. ai???Algumas frutas possuem alto teor de A?gua, como a melancia, por exemplo. Se vocA? come uma fatia, que Ai?? composta por 90% de A?gua, a quantidade a ser consumida em lAi??quido diminuiai???, revela.

Outra dica sA?o as bebidas esportivas, que sA?o compostas por A?gua, eletrA?litos e carboidratos, que ajudam a repor o lAi??quido perdido durante atividades fAi??sicas. ai???Essa bebidas servem para evitar a desidrataAi??A?o e preservar o bom funcionamento metabA?licoai???, define.

Mas a Dra. Myrna lembra que os isotA?nicos devem ser ingeridos na quantidade certa. Para os exercAi??cios com duraAi??A?o superior a 1 hora, indica-se o consumo de 150 ml a 300 ml de uma bebida esportiva com concentraAi??A?o de 4% a 8% de carboidrato a cada 20 minutos. ai???O consumo desnecessA?rio pode trazer problemas como a ingestA?o de quantidade excessiva de sA?dio e, por conter uma pequena quantidade de carboidratos, pode estimular o ganho de pesoai???, destaca.

Principalmente em dias de calor, o endocrinologista indica tambAi??m evitar esforAi??os fAi??sicos excessivos e manter hA?bitos de higiene. ai???Ai?? importante fazer uso de roupas leves e evitar tanto a exposiAi??A?o ao sol em dias quentes quantoAi?? prA?tica de exercAi??cios debaixo do sol forte. E lembrar de lavar sempre as mA?os antes de cada refeiAi??A?o, bem como os alimentos, que devem ser preparados corretamenteai???, conclui.

A Dra. Myrna explica que a desidrataAi??A?o se caracteriza pela perda excessiva de A?gua, sais minerais e lAi??quidos orgA?nicos no corpo, que podem impedir que o organismo realize suas funAi??Ai??es normais. Ela ocorre se a A?gua eliminada pelo organismo nA?o for reposta. ai???Isso acontece quando a ingestA?o de lAi??quidos Ai?? insuficiente e pode trazer sAi??rias consequA?ncias Ai?? saA?deai???, diz.

A desidrataAi??A?o pode ser classificada de acordo com a gravidade, podendo ser leve, moderada ou grave. ai???No caso de leve ou moderada, a desidrataAi??A?o pode causar sede exagerada, olheiras, boca e pele secas, dor de cabeAi??a, sonolA?ncia e tonturas, alAi??m da diminuiAi??A?o da sudorese. No caso mais grave, esses sintomas se intensificam, podendo surgir outros como queda da pressA?o arterial, convulsAi??es, falA?ncia dos A?rgA?os, podendo levar atAi?? Ai?? morteai???, revela.

O diagnA?stico pode ser feito atravAi??s de avaliaAi??Ai??es clAi??nicas e exames. ai???Geralmente a desidrataAi??A?o Ai?? diagnosticada por meio das avaliaAi??Ai??es mAi??dicas, mas, caso necessA?rio, sA?o realizados exames de sangue, fezes e urinaai???, conta.

A desidrataAi??A?o pode ocorrer em todas as idades, desde recAi??m-nascidos atAi?? idosos. ai???Nos primeiros seis meses de vida de uma crianAi??a, o ideal para o tratamento Ai?? o leite materno. ApA?s essa idade, no caso de desidrataAi??A?o leve ou moderada, indica-se a ingestA?o de A?gua filtrada em intervalos curtos. JA? no caso de desidrataAi??A?o grave, a reidrataAi??A?o deve ser feita com o soro oralai???, explica.

A Dra. Myrna ressalta que, alAi??m desses cuidados, o local onde a pessoa fica nesse perAi??odo tambAi??m Ai?? fator importante para a recuperaAi??A?o. ai???Para evitar a perda desnecessA?ria de suor, Ai?? importante que a pessoa esteja em um local com temperatura ambienteai???, afirma.

Para a reidrataAi??A?o Ai?? recomendada a ingestA?o de A?gua diariamente, porAi??m, a quantidade do lAi??quido varia de pessoa para pessoa, dependendo das necessidades do organismo de cada um. ai???Cada pessoa deve beber a quantidade adequada para seu tipo fAi??sico e para atender as suas necessidades diA?rias, pois existem fatores como estrutura corpA?rea, metabolismo e atAi?? o clima, que devem ser consideradosai???, alerta.

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