Paraná Extra

Mesmo com a Covid-19 cresce número de empresas abertas no estado

Mesmo  com a pandemia, o número de novas empresas abertas cresceu no Paraná cresceu neste ano. Até outubro, o total de aberturas na Junta Comercial do Estado foi de 136.379 novos empreendimentos, resultado 31% maior que no mesmo período do ano passado.

O saldo se refere à diferença entre as novas empresas, que se ampliaram com relação a 2019, e as baixas dos registros na Junta, que foram menores neste ano. Na prática, mais empresas foram abertas e um menor número encerrou as atividades em 2020. O número total de novas empresas até outubro foi superior a todas de 2019, quando 193.157 empreendimentos foram registrados no Estado.

De janeiro a outubro deste ano, 194.568 empresas foram constituídas no Paraná, contra 166.922 em igual período do ano passado, crescimento de 17%. Os CNPJs encerrados chegaram a 58.189 nos dez primeiros meses, enquanto no ano passado foram 62.879, uma diferença de 8%.

Como é tendência em todos os anos, o grosso de novos CNPJs registrados no Estado são de Microempreendedores Individuais, que respondem por 140.293 constituições neste ano, quase três quartos do total. Entre os tipos de empreendimentos, o que teve um maior número de constituições no ano foi o comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas, com 91.011 unidades abertas até outubro.

É seguido pela indústria de transformação; construção; empresas de transporte; armazenagem e correio; alojamento e alimentação; atividades profissionais, científicas e técnicas; e atividades administrativas e serviços complementares.

Deixe uma resposta