Paraná Extra

Micro e pequenas empresas geraram 95% dos empregos no Paraná

No Paraná, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar 95% dos empregos do estado em 2019. Foram 38.814 mil postos de trabalho em 2018, enquanto as empresas médias ou grandes geraram aproximadamente 1.600.O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que analisou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
“A partir do momento que melhora o ambiente de negócios, o empresário tem coragem para investir, gera mais riquezas e consegue contratar mais gente. Com isso, as pessoas conseguem gastar mais no mercado e o mercado traz um aquecimento no aumento do consumo das famílias”, conta o consultor do Sebrae Luiz Marcelo Padilha.
Em 2018, a analista de sistemas Daniele Felde abriu uma franquia de marca de chás, no São Braz, em Curitiba. Segundo ela, a carreira como analista era promissora, porém não estava feliz. Largou o emprego, investiu no plano B e há cerca de três meses vem fazendo boas vendas.
“Na configuração oficial da loja caberia a contratação de uma funcionária apenas, com carga horária de oito horas. Optei por ter duas, e cada uma fazer seis horas. Assim consigo flexibilidade, caso tenhamos imprevistos. Além de realizar um sonho, de ter minha própria empresa, dei oportunidade para que as minhas funcionárias possam crescer e aprender um novo ofício”, explica.

(G1)

Deixe uma resposta