Paraná Extra

Morozowicz é regente e solista de concerto da Orquestra de Câmara

O conceituado maestro curitibano Norton Morozowicz comemora 70 anos no palco da Capela Santa Maria, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. No programa desta sexta-feira (19) e deste sábado (20), obras de Bach e Villa-Lobos serão executadas sob a regência de Norton, que também faz solos de flauta ao lado da cravista Helena Jank e do violinista Winston Ramalho.

Músico de grande influência em Curitiba, Morozowicz é dono de uma carreira marcante, como flautista e também, nos últimos 20 anos, como regente das principais orquestras brasileiras. Neste concerto, ele retoma a flauta para apresentar aos curitibanos o concerto tríplice de Johann Sebastian Bach, Concerto para Cravo, Flauta e Violino em Lá Menor BWV 1044, obra pouco tocada dada a dificuldade de execução.

Ganham destaque ainda clássicas obras de Heitor Villa-Lobos, as Bachianas Brasileiras nº 9 e nº 1. Completam o programa, Ponteio para Cordas, de Claudio Santoro, Danças Folclóricas Romenas, de Béla Bartók, e Fuga nº 9, de Astor Piazzolla.

Biografia do homenageado

Morozowicz atualmente é regente e diretor artístico da Orquestra Sinfonia Brasil e membro da Academia Brasileira de Música.

Como regente convidado tem dirigido, com particular sucesso de crítica e de público, as principais orquestras do País, como a Sinfônica Brasileira, as sinfônicas de São Paulo, de Campinas, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Salvador, a Camerata Antiqua e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, a Jazz Sinfo^nica e a Banda Sinfo^nica de São Paulo.

Com mais de 35 discos gravados, fundou a Orquestra de Câmara de Blumenau. Criou e dirigiu por várias edições o Festival de Música de Londrina, também idealizou e dirigiu os Festivais de Música de Câmara de Blumenau. Foi professor titular notório saber da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás e artista visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço: Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Norton Morozowicz
Data: sexta-feira (19), às 20h. Sábado (20), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos: R$ 30 e meia-entrada a R$15

Deixe uma resposta