Paraná Extra

Na modalidade virtual, começa Feira de Cursos e Profissões da UFPR

A Feira de Cursos e Profissões da UFPR: uma feira de idéias para o seu futuro começa hoje (6). O evento não será presencial nesse ano devido à pandemia de coronavírus, uma vez que a feira costumava reunir cerca de 30 mil pessoas em um único dia. “Sem dúvida virtual é a única opção possível para manter essa tradição da UFPR, que é tão importante para os candidatos escolherem com mais segurança seus respectivos cursos. A universidade tem respeitado completamente as orientações da comissão oficial de cientistas e especialistas sobre a Covid-19 da UFPR, que tem publicado regularmente notas técnicas sobre o assunto e recomendando as ações, com base em estudos e dados atualizados”, explica o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O portal www.feiradecursos.ufpr.br vai abrigar as informações sobre os cursos de graduação da universidade. A abertura oficial será às 18 horas, no canal da feira no Youtube, com uma live do reitor, da vice-reitora, professora Graciela Bolzón, e do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Eduardo Barra.

 

A feira existe desde 2003 e essa é a primeira edição virtual. “É um evento de uma importância pedagógica muito grande. É muito esclarecedor sobre a natureza dos cursos de graduação para aquele público que vai ingressar no curso. A feira de profissões é uma feira de projetos de vida sobretudo: escolher bem o seu projeto de vida, ter o curso escolhido como um aliado para realizar as suas expectativas”, define o professor Eduardo Barra, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Feira virtual

Acessando o portal o visitante pode navegar diretamente para o curso que deseja conhecer ou verificar as opções mais próximas da região onde mora. No stand virtual o estudante tem acesso à história do curso, ao perfil do aluno e do profissional, às informações sobre vagas e a uma palestra com um professor, com versão em libras para acessibilidade da comunidade surda.

Durante a visita, o estudante poderá ver outros cursos relacionados e do mesmo setor. Os cursos disponíveis em mais de um campus, como Veterinária (Curitiba e Palotina) e Medicina (Toledo e Curitiba), terão stands separados, para que o candidato possa entender as especificidades de cada um. Os stands vão disponibilizar contatos do curso e dos centros acadêmicos.

A feira virtual também vai apresentar os grupos artísticos da UFPR e outras ações que a universidade desenvolve junto à sociedade.

Vestibular

No portal há um espaço dedicado apenas ao vestibular, com o edital do Núcleo de Concursos, as formas de ingresso (vestibular ou Sisu), as regras de cotas e informações sobre bolsas e auxílios. Há também a Sala de Estudos, onde o candidato encontra as provas de anos anteriores e projetos para ajudar nos estudos. Um deles é o programa Entrelinhas,da UFPR TV, que trata das obras literárias do vestibular.

Sala dos professores

A Sala dos Professores foi criada nas edições presenciais para receber os docentes que levavam os seus alunos até o evento. Na modalidade virtual o espaço também vai existir, mas dessa vez como uma forma de homenagear os professores nesse momento de pandemia, que exige tantas adaptações e esforço. “A sala dos professores é uma homenagem que a universidade presta, uma homenagem justa, àqueles que em todos os sentidos levam os estudantes até a universidade, levam os estudantes até a feira, para aqueles que criam nos estudantes o gosto pelo conhecimento, o gosto pelo estudo, pela ciência, pelo crescimento pessoal, que os ajudam a formar o projeto de vida”, conclui o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Serviço:

Feira de Cursos e Profissões da UFPR: uma feira de ideias para o seu futuro

Início: 6/11/2020

Abertura oficial às 18:00, com live do reitor no canal da feira no Youtube.

Portal: www.feiradecursos.ufpr.br

Deixe uma resposta