Paraná Extra

Navio de 244 toneladas encalha no litoral do Paraná

Um navio graneleiro de grande porte, de 224 toneladas, operado por Kona Traders, encalhou na tarde desta quinta-feira (15), no Canal da Galheta, próximo à praia, em Pontal do Paraná. O acidente ocorreu por volta das 16:30, informou a Capitania dos Portos do Paraná. Até as 10h desta sexta (16), o navio permanecia encalhado.

O navio transportava fertilizantes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostra a embarcação parada, bem próxima à praia, onde ficam os frequentadores.

A Capitania informou ainda que o navio encontra-se na região de Pontal do Sul e não oferece riscos à navegação. Uma empresa já foi contratada para definir como irá retirar o navio do banco de areia.

O Canal de Galheta, que dá acesso aos Portos do Paraná, é artificial e foi aberto na década de 1970, o que possibilitou ao Porto de Paranaguá se posicionar como o segundo maior porto público da América Latina e uma das maiores plataformas de exportação de grãos do mundo. Há 20 anos o Porto de Paranaguá não passava por dragagem de aprofundamento quando, em março do ano passado, foi feito um trabalho de drenagem no local.

Segue a nota da Capitania:

“A Capitania dos Portos do Paraná, recebeu na tarde desta quinta-feira (15), informações sobre o encalhe de um navio mercante. O acidente ocorreu hoje (15), por volta das 16:30, entre as bóias 9 e 10 do Canal da Galheta.  A Capitania instaurou inquérito para apurar as causas do acidente. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias. As atividades do Porto e o tráfego no Canal não sofreram alterações.”(Portal Banda B)

Deixe uma resposta