Paraná Extra

Neste fim de semana tem chuva de meteoros, mas tempo deve impedir visão

Está prevista para este fim de semana uma chuva de meteoros Orionídeos, que tem seu pico previsto para a noite de sábado (21)  para domingo (22). O fenômeno acontece apenas uma vez por ano, quando o planeta cruza a nuvem de poeira deixada pelo cometa Halley, mas neste ano a observação será facilitada em diversos lugares do mundo por coincidir com o período de transição da Lua nova para crescente. Em Curitiba, no entanto, o fenômeno provavelmente não será visível, já que a previsão é de tempo variando de nublado com chuva a pancadas de chuva, segundo previsão do Simepar.  A previsão é praticamente a mesma para todo o Paraná.

Apesar de não ser a mais intensa, a chuva de Orionídeos é uma das chuvas de meteoros mais importantes do calendário anual por ser vista de praticamente todo o globo — a exceção é o continente da Antártica. Seu radiante — ponto no céu de onde surgem os meteoros — está na constelação de Órion, famosa pela figura de um caçador, cujo cinturão é conhecido popularmente como “Três Marias”.

Os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes, são fenômenos luminosos provocados pela queima de pequenos fragmentos espaciais na atmosfera da Terra,

A estimativa é que a chuva de Orionídeos registre entre 20 e 25 meteoros por hora.

(Bem PR)

Deixe uma resposta