Paraná Extra

Neste verão conheça as cachoeiras gigantes de Prudentópolis

Conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, Prudentópolis é uma boa opção de turismo neste verão. Localizada a 207 quilômetros de Curitiba, possui mais de 100 quedas d’água, que variam entre 80 a quase 200 metros de altura. Com mais de 50 mil habitantes, a cidade também se destaca pela presença da comunidade ucraniana (70% da população) e na produção de feijão-preto, mel e cracóvia – um tipo de salame feito de carne suína.

Os rios São João, dos Patos e Ivaí formam as mais de cem cachoeiras da cidade. Conheça alguns dos saltos:
Monumento Natural Salto São João
Fica em meio de uma floresta de araucárias bem preservada, tem 84 metros de altura e segue pelo Rio São João. É administrado pelo Instituto Água e Terra (antigo IAP), em parceria com a Prefeitura de Prudentópolis. O local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus, centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.
Salto Sete
Fica em área particular administrada pela empresa Salto Sete Adventure Park. Sua queda possui 77 metros de altura e está inserido no Cânion do Rio dos Patos e formado por um pequeno rio afluente. É uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente. No local existem várias trilhas, rios e cachoeiras próprias para banho, além de atividades radicais como o rapel. Oferece também infraestrutura para visitantes.
Salto São Sebastião / Salto Mlot
Os Saltos São Sebastião e Mlot estão um em frente ao outro, formando uma paisagem de beleza ímpar. As cachoeiras estão dentro de área particular da família Kapuchinski. Com pouco volume d’água, o Salto São Sebastião possui 126 metros e é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning. Na cabeceira do salto é possível visualizar o Salto Mlot, com 110 metros de altura e também com pouco volume de água. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio.
RPPN Ninho do Corvo
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Ninho do Corvo possui uma área de 10,55 hectares de preservação permanente. Existem 8 quedas d’água dentro da área sendo que algumas estão abertas à visitação pública e outras somente com visitas agendadas e guiadas.
Salto Barão do Rio Branco
Situado no Rio dos Patos, é um dos saltos mais procurados para visitação. Com 64 metros de altura e significativo volume d’água, é utilizado para a geração de energia elétrica através de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica).
Salto Manduri
É o mais próximo da cidade e fica localizado em área particular Recanto Rickli. Conhecido popularmente por Salto Rickli, possui 32 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura, sendo o mais extenso dos saltos.

Deixe uma resposta