Paraná Extra

Nova Feira do Emprego terá 15 mil vagas e cursos de capacitação

Curitiba terá nos dias 4 e 5 de maio a 4ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, em comemoração ao Dia do Trabalho, 1º de Maio. A feira será na praça Osório, no Centro, das 9h às 17h. Serão ofertadas 15 mil vagas de emprego.

 

Participarão da feira 47 empresas. Serão ofertados também cursos de capacitação. A feira é organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, com apoio das secretarias municipais Antidrogas, do Esporte Lazer e Juventude, da Saúde , dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Agência Curitiba e Fundação de Ação Social (FAS).

 

Em fevereiro deste ano, Curitiba manteve a menor taxa de desemprego do Brasil – 3,2% do conjunto dos trabalhadores. O percentual mostra que a capital do Paraná, há mais de um ano, vive um ciclo de pleno emprego. Os dados são IBGE/Ipardes. A taxa na Região Metropolitana ficou em 3,7%.

 

Curitiba é ainda responsável por mais de 89% dos empregos gerados nos últimos 12 meses. “Como historicamente, a taxa de Curitiba é 0,5% menor que a registrada na Região Metropolitana, a cidade mantém o ciclo do pleno emprego, ampliando a oferta de postos de trabalho e a economia aquecida”, diz o secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense.

 

O chamado pleno emprego – apontam os economistas – é quando a taxa de desemprego ou desocupação oscila com percentuais inferiores a 4% e 5%. No caso de Curitiba, segundo Bracarense, o ciclo aponta para a qualificação dos trabalhadores e no crescimento dos salários.

 

A 3ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, em 2012, registrou aumento de 42% no número de contratações em relação à edição de 2011. Das 5 mil vagas oferecidas no evento, 4,1 mil foram preenchidas. Em 2010, foram 2,4 mil contratações para 5 mil vagas ofertadas.

(SMCS)

Deixe uma resposta