Paraná Extra

Novo reajuste do óleo diesel começa a vigorar hoje

Um novo reajuste foi anunciado pela Petrobras. De acordo com a empresa o reajuste será de 6% no preço de venda do diesel nas refinarias, e começa a vigorar a partir desta segunda-feira (16).

 

O preço do diesel sobre o qual incide o reajuste anunciado não inclui os tributos federais PIS/COFINS e CIDE, e o tributo estadual ICMS. Estima-se que esse reajuste venha a representar um aumento aproximado de 4% sobre o preço final do combustível ao consumidor, que inclui ainda custo do biodiesel e margens de distribuição e revenda.

 

Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

 

Aumento

 

Julho começou mais caro para muitos motoristas. Desde o dia 1° de julho, os consumidores que abastecem seus veículos com óleo diesel nos postos de todo o país, notaram nas bombas um aumento médio de R$ 0,02 (dois centavos) pelo litro do derivado.

 

Segundo nota divulgada pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis Lubrificantes (Fecombustíveis), que representa os postos de serviços e revendedores de gás liquefeito, os postos de combustíveis já vêm sendo comunicados por suas distribuidoras de que haverá elevação no preço de custo do litro de diesel.

 

O reajuste decorre dos maiores valores cobrados pelo biodiesel no vigésimo sexto leilão do produto, realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o início das entregas previsto para 1° de julho. A Fecombustíveis lembra que, desde janeiro de 2010, todo diesel rodoviário comercializado no Brasil possui 5% de biodiesel, o chamado B5.

De acordo com o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o aumento de 3,4%, concedido na semana passada, para o diesel vendido em suas refinarias, não impactou o consumidor, tendo em vista que o governo federal zerou a alíquota relativa à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

 

(Agência Brasil)

Deixe uma resposta