Paraná Extra

Número de casos de sarampo avança em todo estado

O boletim epidemiológico do Sarampo da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (13) informa que já são 850 casos da doença no estado, desde agosto do ano passado. São 19 casos a mais do que a semana anterior.

A cidade de Curitiba é a que mais registra casos de sarampo no Paraná, com 508. Na capital paranaense, 935 casos ainda estão sob investigação.

O município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, é o segundo na lista com o maior número de casos, com 61 confirmações, além de 29 em investigação.

Em todo o Paraná, são 1711 casos em investigação, 58 a mais do que na semana anterior.

De acordo com a Sesa, a faixa etária com o maior número de casos de sarampo confirmados é dos jovens entre 20 e 29 anos, com 447, seguido de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, com 219.

O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias.

O vírus do Sarampo pode levar a complicações como, encefalite, meningite e pneumonia.

Após vinte anos sem registro de casos confirmados de Sarampo no Estado do Paraná, o primeiro caso foi registrado em Campina Grande do Sul, em agosto do ano passado.

Deixe uma resposta