Paraná Extra

O consumidor cadeirante

Claudio Henrique de Castro

 

Quando o cadeirante vai Ai??s compras deve ter sua acessibilidade garantida.

Desde o transporte coletivo, o embarque e desembarque no coletivo, no local que pretende descer, as calAi??adas devem estar adequadas para ele transitar. Deve ter o acesso aos corredores do supermercado, da loja ou apenas para a visitaAi??A?o.

Alguns estabelecimentos possuem cadeira elAi??trica motorizada para garantir a acessibilidade. O correto Ai?? a loja dispor de um acompanhante para que o cadeirante possa manusear e verificar os produtos que estejam fora do seu alcance se assim o desejar, pois nas prateleiras altas nA?o hA? como ter o alcance pleno dos produtos.

A fila preferencial e a vaga no estacionamento nA?o sA?o um privilAi??gio mas asseguram a prioridade da mobilidade nos estabelecimentos pA?blicos ou privados.

O empacotamento dos produtos e atAi?? mesmo a entrega domiciliar, mediante taxa, deve estar disponAi??vel.

AlAi??m de acabarmos com o preconceito, devemos entender que toda pessoa com necessidades especiais tem direito Ai?? igualdade de oportunidades e nA?o pode sofrer nenhuma espAi??cie de discriminaAi??A?o (Lei nA? 13.146/15).

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