Paraná Extra

O incentivo ao consumo abusivo de alimentos

Claudio Henrique de Castro

 

Recentemente, foi considerada abusiva uma campanha publicitA?ria de alimentos, de 2007, na Ai??poca dos Jogos Pan-Americanos.

A campanha foi de uma grande empresa de alimentos que incentivou o consumo infantil por selos impressos nas embalagens dos produtos mais o pagamento de R3,00 em troca de mascotes de pelA?cia uniformizados.

O julgamento do Superior Tribunal de JustiAi??a considerou que houve incentivo para o consumo de alimentos calA?ricos para as crianAi??as e, no final, a empresa foi multada em R$428 mil.

Recentemente, houve o aumento dos Ai??ndices de obesidade infantil no Brasil e, por esta razA?o, devemos incentivar uma alimentaAi??A?o saudA?vel e balanceada para as crianAi??as e os jovens.

Em resumo, campanhas publicitA?rias de fundo comercial que utilizam e manipulam o universo infantil sA?o proibidas pelo CA?digo de Defesa do Consumidor, ainda mais, campanhas que incentivem o consumo abusivo de alimentos calA?ricos para crianAi??as.

(Publicado em 09/05/2017, nA? 2.664)

(Publicado em 30/05/2017, nA? 2.679)

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