Paraná Extra

O incentivo ao consumo abusivo de alimentos

Claudio Henrique de Castro

 

Recentemente, foi considerada abusiva uma campanha publicitária de alimentos, de 2007, na época dos Jogos Pan-Americanos.

A campanha foi de uma grande empresa de alimentos que incentivou o consumo infantil por selos impressos nas embalagens dos produtos mais o pagamento de R3,00 em troca de mascotes de pelúcia uniformizados.

O julgamento do Superior Tribunal de Justiça considerou que houve incentivo para o consumo de alimentos calóricos para as crianças e, no final, a empresa foi multada em R$428 mil.

Recentemente, houve o aumento dos índices de obesidade infantil no Brasil e, por esta razão, devemos incentivar uma alimentação saudável e balanceada para as crianças e os jovens.

Em resumo, campanhas publicitárias de fundo comercial que utilizam e manipulam o universo infantil são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor, ainda mais, campanhas que incentivem o consumo abusivo de alimentos calóricos para crianças.

(Publicado em 09/05/2017, nº 2.664)

(Publicado em 30/05/2017, nº 2.679)

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