Paraná Extra

Ônibus totalmente elétrico começa a circular em Curitiba

Um ônibus movido 100% a eletricidade, sem emissão de poluentes, começou a circular em Curitiba nesta quarta-feira (3). O veículo Volare, da montadora BYD, ficará um mês em teste na linha Circular-Centro.

O ônibus tem uma autonomia maior da bateria, diferentemente de versões anteriores, mais limitadas. A expectativa é de que ele rode 250 quilômetros por dia com uma carga cheia de bateria.

A linha Circular-Centro roda cerca de 160 quilômetros por dia. “Esperamos que este modelo confira autonomia suficiente para a linha”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro. Além das características ambientais – como emissão zero de poluentes e silêncio do motor –  o modelo em teste tem embarque facilitado para idosos, crianças e deficientes.

Ajoelha
A suspensão pneumática faz o veículo baixar a altura do piso para facilitar o embarque de passageiros com problema de locomoção. Uma rampa na porta de entrada também facilita a mobilidade. “É como se o ônibus ajoelhasse para deixar a entrada no nível do solo, uma tecnologia que facilita o acesso”, explicou Ogeny.

A apresentação do veículo contou com a presença dos diretores da Urbs, Denise Vilela (Urbanização) e Aldemar Venancio Martins (transporte), além do presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba e Região Metropolitana), Maurício Gulin e de representantes da Volare em Curitiba.

Deixe uma resposta