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Onze dicas de um cientista para estimular e manter o cA�rebro saudA?vel

Treze especialistas se reuniram recentemente, em Washington para discutir a evidA?ncia cientA�fica das atividades cognitivas ou intelectuais que podem ser realizadas para manter o cA�rebro saudA?vel durante o envelhecimento.

Os estudiosos de Estados Unidos, CanadA?, Inglaterra, Espanha, SuA�cia, Hong Kong e Argentina foram convocados pelas fundaA�A�es Age UK, do Reino Unido, e AARP, dos Estados Unidos.

Eles chegaram a uma sA�rie de conclusA�es a partir de evidA?ncias cientA�ficas sobre como estimular o cA�rebro e viver melhor, publicadas no Global Council on Brain Health, um conselho internacional de cientistas, profissionais de saA?de, acadA?micos e especialistas em polA�ticas pA?blicas.

Asnico latino-americano a participar do encontro, o neurocientista argentino Facundo Manes, doutor em ciA?ncias pela Universidade de Cambridge e reitor da Universidade Favarolo, de Buenos Aires, disse A� BBC Brasil que “nosso cA�rebro muda constantemente” e que A� “preciso estimulA?-lo para mantA?-lo vivo” – caso contrA?rio, ele “morrerA? cedo”.

Quanto antes forem iniciados os estA�mulos, melhor serA? para o cA�rebro na vida adulta e na idade avanA�ada.

Autor do livro Usar o cA�rebro – aprenda a usar a mA?quina mais complexa do universo, hA? mais de trA?s anos na lista dos mais vendidos na Argentina e traduzido para outros paA�ses, entre eles o Brasil, Manes costuma realizar palestras gratuitas para os argentinos, enfatizando a importA?ncia da educaA�A?o para que o cA�rebro e a memA?ria sejam estimulados.

O cientista argentino diz ainda que o estilo de vida tem forte impacto no nosso cA�rebro, que estA? em constante mudanA�a.

A seguir, Manes lista sugestA�es para estimular o cA�rebro, em qualquer idade:

1) Propor a si mesmo metas e desafios intelectuais: Metas pessoais ou profissionais e trabalhos voluntA?rios fazem bem ao cA�rebro. AlA�m disso, ler, escrever ou aprender coisas novas melhoram as conexA�es cerebrais – o aprendizado de um novo idioma, por exemplo, A� desafiador e estimulante para o cA�rebro. Aprender artes e pesquisar sobre a prA?pria genealogia tambA�m sA?o atividades cognitivas. A atividade intelectual deve ser mentalmente estimulante e ao mesmo tempo agradA?vel.

2) Valorizar a vida social: O ser humano A� um ser social. Precisamos estar em contato com outros seres humanos, assim como nosso cA�rebro. Geralmente, as pessoas isoladas morrem antes.

3) Cultivar relacionamentos: Ter vA�nculos profundos com outras pessoas nos dA? mais sensaA�A?o de bem-estar do que ter fama, por exemplo.

4) Reconhecer seus sentimentos, como chorar na hora da tristeza ou da dor porque nA?o A� possA�vel “se forA�ar” a ser feliz quando o momento nA?o corresponde. A emoA�A?o facilita a consolidaA�A?o da memA?ria. Na vida nos esquecemos de quase tudo, mas lembramos do que nos emociona, sejam emoA�A�es positivas ou negativas. Por exemplo, a maioria das pessoas lembra o que estava fazendo no dia do atentado ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, mas nA?o o que fizeram um dia antes ou depois.

5) Pensar positivamente: Todos temos pensamentos tA?xicos, mas alguns tA?m mais pensamentos tA?xicos que outros. Estes veem mais o lado negativo do que o positivo e tA?m mais tendA?ncia a serem depressivos e ansiosos. E isso tambA�m afeta o desempenho do cA�rebro.

6) NA?o “se aposentar” de tudo: A aposentadoria A� um direito de todos. No entanto, uma coisa A� a aposentadoria prevista quando chegamos a determinada idade. A outra, bem diferente, A� se aposentar do que gostamos de fazer. NA?o devemos nunca nos aposentar, desistir das atividades que nos dA?o prazer. Seja escrever, seja lidar com o pA?blico. NA?o importa a atividade, mas manter o cA�rebro ativo trabalhando naquilo que vocA? gosta.

7) Comer de forma saudA?vel: ajuda a manter o cA�rebro em forma. Tudo o que faz bem ao coraA�A?o tambA�m A� bom para o cA�rebro.

8) Praticar esportes regularmente: alguns esportes tA?m o poder de unir a memA?ria ativa, o corpo saudA?vel e a vida social. A� o caso do tA?nis, por exemplo, que nos obriga a estar atentos onde a bola vai e a fazer exercA�cio e com outra pessoa. O mesmo caso ocorre com a danA�a de salA?o, que exige atenA�A?o aos passos e aos parceiros, alA�m de ser uma atividade fA�sica.

9) Aprender um idioma: A� um mito que os mais idosos nA?o podem aprender um idioma. A� verdade que as crianA�as podem aprender mais rA?pido, mas isso nA?o significa que os mais velhos nA?o possam aprender.

10) Dormir bem e administrar o estresse.

11) Manter o corpo em dia: Controle da pressA?o arterial, do colesterol, do nA�vel de glicose no sangue, alA�m do acido fA?lico, da vitamina B12 e o controle do peso tambA�m sA?o vitais para cuidar do cA�rebro.

(BBC Brasil)

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