Paraná Extra

Pagamento de contas diversas Ai?? o que mais pesa no bolso, aponta pesquisa

SA?o as contas diversas que estA?o impossibilitando de o consumidor manter o seu fluxo de caixa organizado e o ai???nome limpoai???, segundo pesquisa online semestralAi??para identificar o Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC, que no ParanA? Ai?? representada com exclusividade pela AssociaAi??A?o Comercial do ParanA?. Dos quase 4 mil respondentes, de todo o Brasil, 23% afirmaram que manter em dia o pagamento de contas diversas tem sido o mais complicado. No 1A? semestre, 25% tinham esta percepAi??A?o, o que representa uma ligeira queda de dois pontos percentuais.

Dentre as contas diversas, a que mais pesou no bolso do consumidor foi a relacionada com educaAi??A?o, que passou de 31% no 1A? semestre para 35% neste 2A? semestre. Na sequA?ncia, as despesas com saA?de, como o convA?nio mAi??dico e medicamentos, e compra de aparelho celular/smartphone, com 18% das menAi??Ai??es cada. No 1A? semestre estes produtos e serviAi??os receberam 16% e 11% das menAi??Ai??es, respectivamente. JA? taxas e tarifas como o IPTU, IPVA e condomAi??nio tiveram queda de 24% para 17%.

As demais dificuldades, quando o assunto Ai?? o nA?o pagamento que gerou a restriAi??A?o, sA?o as despesas com alimentaAi??A?o e vestuA?rio/calAi??ados com 15% das menAi??Ai??es cada, contra 13% e 11%, respectivamente, na comparaAi??A?o com o semestre anterior. EmprAi??stimo pessoal/consignado (14% contra 17% no 1A? semestre); mA?veis e eletrodomAi??sticos (14% contra 13% no 1A? semestre); e contas de concessionA?rias (10% contra 9% no 1A? semestre), vA?m na sequA?ncia.

No 2A? semestre, o desemprego continua sendo a principal causa da inadimplA?ncia e consequente incapacidade de pagamento das contas, aumentando de 31% para 38% das menAi??Ai??es. Em segundo lugar a diminuiAi??A?o da renda (19% contra 23% no 1A? semestre), e em terceiro o descontrole financeiro (17% contra 19%). Em quarto lugar o emprAi??stimo do nome para outras pessoas, situaAi??A?o muito comum quando se Ai?? fiador de uma dAi??vida (12% contra 11%).

Para 40% dos consumidores que estA?o com o ai???nome sujoai??? estA? muito difAi??cil manter as contas em dia. JA? 48% se consideram muito endividados, e 65% afirmaram que estA?o com mais 50% da renda comprometida com dAi??vidas (estejam elas em dia ou nA?o). Entre os nA?o negativados, 45% afirmaram estar um pouco endividados. 44% disseram estar difAi??cil manter as contas em dia e 51% estA?o com mais de 50% da renda comprometidos com o pagamento de dAi??vidas.

As contas feitas no boleto sA?o as principais causadoras da negativaAi??A?o, com 28% das menAi??Ai??es. Questionados sobre qual tipo de boleto, 32% apontaram os de telefonia, 24% de concessionA?rias (A?gua, energia elAi??trica, gA?s) e 22% de educaAi??A?o (colAi??gio, cursos diversos). O cartA?o de crAi??dito ficou na segunda posiAi??A?o como o meio de pagamento responsA?vel pela restriAi??A?o, crescendo de 21% para 24% neste 2A? semestre.

Ainda de acordo com a Pesquisa do Perfil do Consumidor Inadimplente, 60% dos entrevistados disseram possuir atAi?? trA?s contas em atraso, sendo o nA?o pagamento das mesmas o responsA?vel pela restriAi??A?o. 40% possuem quatro ou mais. Deste total, 89% estA?o negativados hA? mais de 90 dias.

56% dos consumidores negativados possuem dAi??vidas no valor de atAi?? R$ 3.000. Acima de R$ 5.000 estA?o 29% dos respondentes. Na mAi??dia, as dAi??vidas representam cerca de R$ 2.800.

Se hA? a restriAi??A?o, hA? a preocupaAi??A?o em quitar as pendA?ncias. E entre elas, as que foram feitas por meio de boleto serA?o as primeiras a ser quitadas segundo 27% dos consumidores, principalmente as da conta de celular (29%) e de concessionA?rias (22%). O cartA?o de crAi??dito ocupa a segunda posiAi??A?o entre as dAi??vidas que serA?o priorizadas, com 21% das menAi??Ai??es. Em terceiro lugar o carnA? de financiamento/crediA?rio com 15%, dos quais 56% referem-se a crediA?rio de lojas.

79% dos consumidores com restriAi??A?o estarA?o comprometidos com outras dAi??vidas (nA?o vencidas) nos prA?ximos meses. Deste total, 16% pretendem fazer novas compras apA?s quitarem estas dAi??vidas ai??i?? entre os itens estA?o: terreno, casa prA?pria e automA?vel, ambos com 17% das menAi??Ai??es.

Comparado ao 1A? semestre, aumentou o percentual de consumidores, negativados ou nA?o, que declarou avaliar a taxa de juros a ser cobrada antes de contratar um emprAi??stimo ai??i?? de 41% para 46% e de 62% para 67%, respectivamente.

O emprAi??stimo familiar (47%) Ai?? a primeira opAi??A?o do consumidor para tentar obter recursos e quitar as dAi??vidas antes de ser negativado. Entretanto, na prA?tica, apenas 10% conseguiram a ajuda esperada. JA? a procura pelos bancos na obtenAi??A?o destes recursos caiu 13p.p. (49% para 36%) na comparaAi??A?o com o semestre anterior. Outros 5% conseguiram o apoio financeiro nas instituiAi??Ai??es financeiras.

Metodologia

A Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, da Boa Vista SCPC, referente ao 2A? semestre de 2017, foi feita com 3.840 consumidores, segmentados em negativados (52% da amostra) e nA?o negativados (48%). A pesquisa online foi realizada entre os dias 11 de setembro a 10 de outubro, com o intuito de identificar a pontualidade de pagamento das contas, medir o nAi??vel de endividamento e o comprometimento da renda da famAi??lia com o pagamento das contas. Os resultados consideram 1,7% de margem de erro e 95% de grau de confianAi??a.

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