Paraná Extra

Paixão de Cristo terá várias encenações na Capital. Confira os locais

Grupos de teatro encenam a Paixão de Cristo nesta sexta-feira (30) em vários bairros da cidade. Um dos espetáculos é apresentado há 19 anos pelo grupo de Teatro Arte e Vida, na Rua da Cidadania do Bairro Novo, e é uma das maiores encenações que retratam a Paixão em Curitiba.

Iniciado no ano 2000, em cima de um caminhão, com poucos integrantes que se revezavam entre produção e atuação, atualmente o Arte e Vida reúne uma equipe e elenco com mais de 200 pessoas. O espetáculo foi visto por mais de 12 mil espectadores em 2017.

A encenação deste ano conta com novas cenas e reformulação de outras, e o grupo investiu também na produção dos cenários e figurinos, fiéis à época, com o intuito de remontar com excelência a história do calvário de Jesus Cristo. O espetáculo é um marco na região, entrando, inclusive, para o calendário oficial de eventos da Prefeitura de Curitiba.

O elenco do grupo Arte e Vida é formado por moradores da região, artistas amadores que, embora não vivam do teatro, tornam-se grandes atores e atrizes durante os meses de preparação para a encenação. A produção é composta por profissionais que doam suas formação e qualificações por acreditar no projeto que busca incentivar e aproximar a cultura da população.

“O que impressiona nas encenações da Paixão de Cristo em Curitiba é o envolvimento das comunidades”, diz Clovis Severo, coordenador da área de teatro da Fundação Cultural de Curitiba, apoiadora dos eventos. Durante os meses que antecedem a Sexta-feira Santa, o trabalho dos grupos é frenético, principalmente à noite e em fins de semana. “Pessoas das mais diversas profissões sentam lado a lado para costurar, pintar e ensaiar para montagens. Em sua maioria são amadores do teatro, mas com um entusiasmo de dar orgulho”, destaca.

Outras regionais

E não é só no Bairro Novo que terá a encenação da Paixão de Cristo. Mais seis espetáculos tradicionais também serão encenados em vários bairros da cidade.

Na Regional Boa Vista, o Grupo Êxodus apresenta a Paixão de Cristo no bairro Barreirinha. Iniciativa de um grupo de moradores, o espetáculo atualmente conta com cerca de 300 integrantes e atrai um público de até cinco mil pessoas. A peça emociona e desperta os sentidos dos espectadores, que vêm de diversos lugares para prestigiar a encenação, inclusive de outros estados para ver a apresentação de parentes que moram no Barreirinha.

No Bairro Alto, o Grupo Adorarte sobe ao palco do Centro Cultural Vilinha. Já na Regional Boqueirão, a apresentação será do Grupo de Teatro Amor em Cena, no Xaxim, e do Grupo Jubac, na Praça Recanto dos Eucaliptos, no Alto Boqueirão.

No Pinheirinho, a encenação é do Grupo de Teatro do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração. Também haverá apresentação do Grupo de Jovens Mãe Maria da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que fará a encenação a partir da Rua André Matte com chegada na Rua Humberto Zanato.

Todas as apresentações são gratuitas.
Encenações da Paixão de Cristo

Sexta-feira (30/3)

Grupo de Teatro Arte e Vida

20 horas

Local: Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

 

Associação Cultural Êxodus

20 horas

Local: Praça Acir Macedo Guimarães, Rua Carmelina Cavassin, s/nº, Abranches

 

Adorarte – Grupo de Teatro Paróquia Maria Mãe da Igreja

20 horas

Local: Centro Cultural Vilinha. Rua Marco Polo,1.560, Bairro Alto

 

Grupo Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo

19 horas

Local: Praça Recanto dos Eucaliptos, Rua Pastor Antonio Polito, 2200. Alto Boqueirão

 

Grupo de Teatro Amor em Cena

20 horas

Local: Complexo Poliesportivo Xaxim, Rua Inocente Rebelato, s/nº, Xaxim

 

Grupo de Teatro do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração

19h30

Local: Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, Rua Nicola Pellanda, 545, Pinheirinho

 

Grupo de Jovens Mãe Maria da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

18 horas

Roteiro: saída da Rua André Matte e chegada na Rua Humberto Zanato, 895. Pinheirinho

Deixe uma resposta