Paraná Extra

Paraná lidera em casos de dengue e empresa testa mini-cápsulas

O Paraná é o estado com o maior número de casos de dengue no Brasil, são 240.358 casos confirmados e 139 mortes no período de 29 de dezembro de 2019 até 16 de maio de 2020. No estado mais populoso do país, São Paulo, são 187.248 casos de dengue nesse mesmo período. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Em busca de um combate mais eficaz contra o mosquito da dengue, uma empresa está testando um novo tratamento com mini-cápsulas que podem ser eficazes na eliminação das larvas do mosquito. Durante o teste cientistas colocaram as cápsulas em residências no município de Indaiatuba (SP).

Segundo a doutora em Genética e Biologia molecular, Natália Ferreira, a tecnologia desenvolve mosquitos modificados que cruzam com os mosquitos causadores da dengue e conseguem neutralizar a proliferação da doença.
Esses mosquitos não picam e nem transmitem doenças. Os testes serão ampliados pela empresa responsável, Oxitec, e devem aguardar autorização para produção do produto. Para falar mais sobre a tecnologia, cientistas da empresa vão fazer uma live promovida nesta terça (26) às 17 horas no Faceboook do Colégio Positivo.

(Bandnews)

Deixe uma resposta