Paraná Extra

Paraná tem 118 aves ameaçadas de extinção

Um total de 118 espécies de aves estão ameaçadas de extinção no Paraná, segundo o mais recente levantamento feito pela Secretaria do Meio Ambiente. Na atualização da chamada Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas foram avaliadas 762 espécies de aves existentes no Estado. O balanço constatou ainda que pelo menos 11 espécies já estão regionalmente extintas.

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a contar com legislação destinada à proteção da fauna e da flora, o que resultou na primeira lista do estado. O trabalho é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria, o Instituto Ambiental do Paraná e o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. O secretário estadual de Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, destaca que a parceria permitiu que lista fosse revista, o que não acontecia desde 2004.

O trabalho foi desenvolvido em três etapas. Inicialmente, foi feita uma consulta popular na internet. Em seguida, as comunidades científica e de ornitólogos do Paraná avaliaram os dados. A etapa final foi a elaboração e publicação da Lista Vermelha.

Segundo a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente, Sueli Ota, o estudo atualizado é um instrumento importante para as políticas públicas.

As Listas Vermelhas foram criadas em 1964, pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

Deixe uma resposta