Paraná Extra

Paraná tem 7,9 milhões aptos a votar em outubro

O  Paraná tem 7.971.087 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro, segundo perfil divulgado pelo Tribuna Regional Eleitoral.

Desse total, quase 90% serão identificados por meio das digitais nos 306 municípios que possuem o cadastramento biométrico ou a chamada identificação híbrida.

No recorte de gênero, as mulheres são maioria, 52,4% de eleitoras e 47,6% de eleitores do sexo masculino. Outro dado é novidade no Paraná: 304 eleitores passarão a ser reconhecidos pelo nome social, tanto no título de eleitor quanto no caderno de votação, conforme decisão aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral em março deste ano.

A maioria de votantes está na faixa entre os 21 e os 59 anos, que reponde por quase 75% do total.

Em termos de grau de instrução, a maioria é de eleitores com ensino médio completo, 25,7% do total, índice muito próximo aos 25,1% com ensino fundamental incompleto. O eleitorado com ensino superior representa 13,4% todo total, seguido de 13% com ensino médio incompleto. Em faixas menores estão aqueles com ensino fundamental completo ou superior incompleto (7,8% e 6,6% respectivamente), além de 5,4% dos eleitores paranaense que apenas leem e escrevem e 2,7% são analfabetos.

Deixe uma resposta