Paraná Extra

Parque do Iguaçu bate recorde anual de visitação

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, bateu por volta das 10h30 desta quarta-feira (6) o recorde anual de visitação, com mais de 1,64 milhão de ingressos.

O recorde anterior havia sido registrado em 2015, com 1.642.093 visitantes. Alessandro e Ivete Belemer Lima, de Cascavel, no oeste do estado, foram os visitantes que ultrapassaram a marca.

De acordo com os números da concessionária que administra a visitação na unidade que abriga as Cataratas do Iguaçu, em 1999, quando teve início a concessão, passaram pelo atrativo 772.287 pessoas, menos da metade do registrado nos últimos anos.
Os brasileiros são maioria entre os visitantes, com quase 890 mil ingressos, seguidos dos argentinos, paraguaios, franceses, alemães, estadunidenses, espanhóis, uruguaios, ingleses, peruanos e chineses.
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado no dia 19 de janeiro de 1939 pelo Decreto 1.035 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. O documento delimitou a área de 185 mil hectares do lado brasileiro, atualmente o maior remanescente de floresta Atlântica do sul do país.
O principal influenciador para tornar a reserva um patrimônio público foi o aviador Santos Dumont, que ficou impressionado com a beleza do lugar durante uma visita de menos de uma semana a Foz do Iguaçu no final de abril de 1916.
Em 1986, a reserva foi reconhecida internacionalmente ao se tornar a primeira unidade de conservação brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Principal atrativo turístico do estado é o segundo do país em visitação, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde fica o Cristo Redentor.

Deixe uma resposta