Paraná Extra

Parques do litoral são opção de passeio neste verão

Diferente do habitual e conhecido, o litoral paranaense oferece ótimas atrações e passeios ecológicos mesmo fora de uma temporada de verão. Entre as opções estão pelo menos dois parques – o nacional Saint-Hilaire Lange e o estadual Rio da Onça, ambos localizados entre os municípios de Matinhos e Guaratuba. Os dois parques abrigam remanescentes da Mata Atlântica, bioma que abriga rica biodiversidade brasileira, e atrações naturais como trilhas e cachoeiras.

O Parque Nacional Saint-Hilaire / Lange completa 15 anos de existência e ao lado dos parques nacionais do Iguaçu, Superagui e Ilha Grande formam uma extensa área de preservação das florestas do Estado. Instalado numa área de 25 mil metros quadrados, ele compreende os municípios de Morretes, Paranaguá, Matinhos e Guaratuba e pode ser acessado por Caiobá. Seu nome homenageia o pesquisador francês Saint-Hilaire, o primeiro a desbravar a região e a atravessar a baía de Guaratuba a remo no século XIX, e também a Roberto Lange, ambientalista paranaense e grande defensor das causas da conservação da natureza.

Com pouco mais de 180 hectares, o Parque Estadual do Rio da Onça tem uma boa estrutura para os visitantes e equipamentos como centro de visitantes, pontes suspensas e mirante. A própria Mata Atlântica é a atração do local, com sua fauna rica, em especial bromélias e orquídeas que podem ser vistas em grande quantidade durante as caminhadas pelas diversas trilhas que cortam o parque. Mesmo em dias de muito calor, a vegetação densa mantém o lugar sempre fresco e agradável.

 

Deixe uma resposta