Paraná Extra

Pedaços de satélite podem nos atingir nesta semana

Um grande satélite americano perdeu força e propulsão e pode atingir a Terra na quinta ou sexta-feira próximas, segundo fontes oficiais do governo dos Estados Unidos nesse sábado. O objeto pesa 9 toneladas, foi desativado em 2.005 e, em função de seu tamanho, não deve se desintegrar inteiramente ao cruzar a camada atmosférica, partindo em pedaços.

As chances dos restos do satélite atingiram uma pessoa são de pouco mais de 3 mil em um, o que é considerado maior do que a possibilidade de alguém ser atingido por um raio.

O satélite não pode mais ser controlado, e ainda é impossível calcular o local da queda, por isso o alerta tem sido feito no âmbito mundial.As agências apropriadas do governo estão monitorando a situação”, garantiu Gordon Johndroe, um porta-voz do National Security Council.

“Vários satélites, durante anos, saíram de órbita e caíram sem causar danos. Estamos buscando opções para atenuar qualquer possível dano que esse satélite pode causar”, completou Johndroe, que não comentou a possibilidade de usar um míssil para atingir o objeto. Segundo ele, é inapropriado discutir temas específicos neste momento.

ALERTA

Recentemente, cientistas americanos alertaram a Nasa de que a quantidade de lixo espacial orbitando a Terra está em seu limite máximo de segurança.

Um relatório feito pelo Conselho Nacional de Pesquisa afirma que o número de jatos propulsores, satélites antigos e nuvens de fragmentos minúsculos em volta do planeta pode causar vazamentos letais em espaçonaves ou destruir satélites valiosos.

O texto pede novas regulamentações internacionais para limitar o lixo espacial e mais pesquisas sobre o possível uso de grandes redes metálicas ou “guarda-chuvas” gigantes no espaço.

Alguns modelos, segundo um comunicado divulgado pela entidade, mostram que a quantidade de detritos em órbita são suficientes para “colidir continuamente e criar ainda mais detritos, aumentando o risco de falhas em espaçonaves”.

(Com BBC Brasil)

Deixe uma resposta