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Pedidos de bloqueio de celular por roubo ou extravio jA? somam 9,5 milhAi??es

As operadoras brasileiras de telefonia mA?vel receberam, em fevereiro, 122 mil novos pedidos de bloqueio do acesso de aparelhos celulares por motivo de roubo, furto ou extravio. Com isso, um total de 9,5 milhAi??es de IMEIs (cA?digo de identificaAi??A?o) de aparelhos celulares jA? aparecem registrados no Cadastro de EstaAi??Ai??es MA?veis Impedidas (Cemi), banco de dados das empresas de telefonia que funciona desde 2000. O balanAi??o foi divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de ServiAi??o MA?vel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

O nA?mero de pedido de bloqueios em fevereiro Ai?? um pouco menor do que o de janeiro, quando foram realizados 128 mil solicitaAi??Ai??es. Em relaAi??A?o a fevereiro de 2017, quando foram registrados 123 mil pedidos de bloqueio, os registros praticamente se equivalem, mantendo a mAi??dia do perAi??odo, segundo o sindicato.

O estado que registrou o maior nA?mero de pedidos de bloqueio do acesso foi SA?o Paulo, com 45,6 mil solicitaAi??Ai??es. Na segunda posiAi??A?o, estA? o Rio de Janeiro, com 18,8 mil pedidos, seguido de Minas Gerais, com 7,9 mil pedidos, em terceiro lugar. Os trA?s estados tambAi??m apresentam as maiores bases de celulares ativos do paAi??s.

Como bloquear

Para fazer a solicitaAi??A?o de bloqueio, o cliente deve entrar em contato com a operadora e informar dados pessoais, como RG, CPF e endereAi??o. Se o cliente souber, tambAi??m deve informar o IMEI do aparelho (sigla em inglA?s para International Mobile Equipment Identity, que em portuguA?s significa IdentificaAi??A?o Internacional de Equipamento MA?vel). Para descobrir o IMEI, basta digitar no teclado do aparelhoAi?? a sequA?ncia *#06# e o nA?mero serA? exibido na tela do celular. Para saber se um aparelho estA? registrado no CEMI, as prestadoras mantA?m ainda um site na internet para consulta.

De acordo com o SindiTelebrasil, o procedimento de bloqueio do IMEI impede a comunicaAi??A?o de voz e de pacotes de dados contratados junto Ai??s prestadoras do serviAi??o, mas nA?o intervAi??m no funcionamento do aparelho como dispositivo eletrA?nico, que continua operando com aplicativos instalados e pode se conectar a outras redes, como internet WiFi, sobre as quais as operadoras nA?o tA?m ingerA?ncia.

(AgA?ncia Brasil)

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