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Pesquisa do Datacenso mostra um Dia dos Namorados “mais gordo”

Apesar da crise, o dia dos namorados promete ser mais a�?gordoa�? do que o do ano passado. Enquanto 48% dos consumidores pretender gastar mais presenteando o parceiro, apenas 12% pretendem diminuir o montante investido. Outros 40% devem gastar o mesmo que no ano passado. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Datacenso, empresa especializada em pesquisa e inteligA?ncia de mercado.

As roupas lideram a preferA?ncia na hora de escolher o presente, sendo a opA�A?o de 34% dos consumidores. Na sequA?ncia aparecem experiA?ncias gastronA?micas e calA�ados, cada um com 18%; joias ou relA?gios, com 16% e bolsas e acessA?rios, com 13%. Completam a lista utilidades domA�sticas (12%); perfumes e cosmA�ticos (12%); chocolates (12%); flores (11%) e livros (6%).

Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, explica que a intenA�A?o de gastar mais com o presente para a data deve-se A� retomada do otimismo do consumidor em relaA�A?o A� economia brasileira. a�?No perA�odo mais crA�tico do cenA?rio econA?mico do paA�s, o consumidor optou por realizar mudanA�as de hA?bitos, com cortes no orA�amento. Entretanto, A� um cenA?rio que estA? mudandoa�?, diz.

O estudante Henrique Almeida, 23, faz parte dessa estatA�stica e jA? escolheu: vai presentear a namorada, com quem se relaciona hA? dois anos, com uma jaqueta. TambA�m pretende levA?-la para jantar. a�?Acredito que vou gastar perto de R$ 100. No ano passado, gastei R$ 60a�?, conta.

MUDANA�A DE HA?BITO…

Setenta e seis por cento dos entrevistados apontaram que no perA�odo mais crA�tico da economia brasileira, realizaram mudanA�as de hA?bitos visando A� reduA�A?o de gastos. O lazer foi a A?rea mais atingida, sendo a escolhida para cortes para 71% dos entrevistados. Supermercado (46%), TV a cabo (32%) e diminuiA�A?o no uso de veA�culos (15%) tambA�m sofreram mais intensamente os reflexos da crise.

Apesar dos dados, quem mudou os hA?bitos de consumo no A?ltimo ano acredita que a situaA�A?o irA? melhorar nos prA?ximos meses: 36% se disseram esperanA�osos com a economia, enquanto 21% se disseram preocupados com o futuro da economia.

… E NAS PROMOA�A�ES

Para Andrea Bigaiski, diretora de NegA?cios para Shopping do Grupo Datacenso, a forma de atrair clientes nos shoppings contribui com esse cenA?rio. a�?Os shoppings procuram hoje aA�A�es que sejam experiA?ncias, proporcionar algo diferente e nA?o sorteio de brindes. InteraA�A�es, tecnologia, e gastronomia sA?o alguns dos temas que envolvem as campanhasa�?, conta ela, que ressalta que a data A� a terceira mais movimentada do comA�rcio no Brasil, perdendo apenas para o Dia das MA?es e Natal.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de maio, ouviu 400 pessoas, sendo: 51% homens e 49% mulheres, com idades que variam entre 18 a 65 anos e faixa de renda entre um e dez salA?rios mA�nimos. O grau de confianA�a da pesquisa A� de 95%.

SOBRE A DATACENSO

Fundado em 23 de abril de 1995, o Grupo DataCenso A�, hA? mais de 23 anos, sinA?nimo de excelA?ncia em serviA�os de Pesquisa, InteligA?ncia de Mercado e Marketing. Desenvolve estudos e estratA�gias inteligentes, visando auxiliar e orientar seus clientes para tomadas de decisA?o mais seguras e assertivas em seus negA?cios.

Suas operaA�A�es estA?o segmentadas em trA?s nA?cleos de InteligA?ncia: Datacenso Pesquisas MercadolA?gicas, Datacenso Pesquisas Sociais e PolA�ticas e Datacenso Consultoria e Palestras.

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