Paraná Extra

Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores vA?o comprar na Black Friday

A oitava ediAi??A?o da Black Friday, que ocorrerA? na prA?xima sexta-feira (24), deve consolidar o evento como uma das principais datas de vendas do comAi??rcio brasileiro. As estimativas apontam um volume de negA?cios prA?ximo de R$ 2,2 bilhAi??es, 20% a mais que em 2016. No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfianAi??a com a Black Friday, como revela pesquisa realizada pelo ServiAi??o de ProteAi??A?o ao CrAi??dito (SPC Brasil) e da ConfederaAi??A?o Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo o levantamento, que ouviu 1.616 pessoas nas 27 capitais brasileiras, 39% dos consultados planejam fazer compras durante a promoAi??A?o, enquanto 43% tambAi??m querem comprar, mas vA?o analisar os preAi??os antes. O Ai??ndice reflete a dA?vida surgida nas ediAi??Ai??es anteriores de que parte das lojas simulava descontos e, na verdade, cobrava os mesmos preAi??os de antes, ou oferecia reduAi??Ai??es muito pequenas.

Esse receio provou reaAi??Ai??es de instituiAi??Ai??es de defesa do consumidor. No ano passado, por exemplo, aAi??A?o do MinistAi??rio PA?blico da ParaAi??ba levou Ai?? prisA?o de quatro gerentes de lojas pela suspeita de fraude. Em SA?o Paulo, desde 2013 o Procon faz levantamento prAi??vio de preAi??os dois meses antes do evento para combater fraudes. ai???O tamanho do desconto depende de que se faAi??a pesquisa desde jA?, anotando e comparando os resultados da busca. Ai?? um exercAi??cio que exige paciA?ncia e certa disciplinaai???, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Apesar da desconfianAi??a, em geral, o consumidor gosta da promoAi??A?o. Numa escala de 1 a 10, a satisfaAi??A?o com a Black Friday do ano passado foi de 7,3. Em 2015, havia sido 8,5. E 85% dos consultados consideram que valeu a pena comprar na liquidaAi??A?o.

A pesquisa revela tambAi??m que os consumidores consideram gastar cerca de R$ 1 mil este ano. Smartphones (29%), roupas (28%) e eletrodomAi??sticos (25%) lideram o desejo de compra. Os ambientes preferidos sA?o os sites de lojas nacionais (56%) e os shopping centers (23%). Os consumidores que pretendem comprar apenas no dia da Black Friday somam 40%, enquanto 26% calculam que vA?o adquirir produtos ao longo de novembro.

(AgA?ncia Brasil)

Deixe uma resposta