Paraná Extra

Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores vA?o comprar na Black Friday

A oitava ediA�A?o da Black Friday, que ocorrerA? na prA?xima sexta-feira (24), deve consolidar o evento como uma das principais datas de vendas do comA�rcio brasileiro. As estimativas apontam um volume de negA?cios prA?ximo de R$ 2,2 bilhA�es, 20% a mais que em 2016. No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfianA�a com a Black Friday, como revela pesquisa realizada pelo ServiA�o de ProteA�A?o ao CrA�dito (SPC Brasil) e da ConfederaA�A?o Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo o levantamento, que ouviu 1.616 pessoas nas 27 capitais brasileiras, 39% dos consultados planejam fazer compras durante a promoA�A?o, enquanto 43% tambA�m querem comprar, mas vA?o analisar os preA�os antes. O A�ndice reflete a dA?vida surgida nas ediA�A�es anteriores de que parte das lojas simulava descontos e, na verdade, cobrava os mesmos preA�os de antes, ou oferecia reduA�A�es muito pequenas.

Esse receio provou reaA�A�es de instituiA�A�es de defesa do consumidor. No ano passado, por exemplo, aA�A?o do MinistA�rio PA?blico da ParaA�ba levou A� prisA?o de quatro gerentes de lojas pela suspeita de fraude. Em SA?o Paulo, desde 2013 o Procon faz levantamento prA�vio de preA�os dois meses antes do evento para combater fraudes. a�?O tamanho do desconto depende de que se faA�a pesquisa desde jA?, anotando e comparando os resultados da busca. A� um exercA�cio que exige paciA?ncia e certa disciplinaa�?, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Apesar da desconfianA�a, em geral, o consumidor gosta da promoA�A?o. Numa escala de 1 a 10, a satisfaA�A?o com a Black Friday do ano passado foi de 7,3. Em 2015, havia sido 8,5. E 85% dos consultados consideram que valeu a pena comprar na liquidaA�A?o.

A pesquisa revela tambA�m que os consumidores consideram gastar cerca de R$ 1 mil este ano. Smartphones (29%), roupas (28%) e eletrodomA�sticos (25%) lideram o desejo de compra. Os ambientes preferidos sA?o os sites de lojas nacionais (56%) e os shopping centers (23%). Os consumidores que pretendem comprar apenas no dia da Black Friday somam 40%, enquanto 26% calculam que vA?o adquirir produtos ao longo de novembro.

(AgA?ncia Brasil)

Deixe uma resposta