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Pesquisa: presente do Dia dos Namorados deve ficar, em média, a R$ 166,87

A partir de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, estima-se que aproximadamente 93,5 milhões de brasileiros devem presentar alguém neste 12 de junho, o que deve injetar aproximadamente 15,6 bilhões de reais na economia. De modo geral, a pesquisa mostra que a maior parte (36%) dos entrevistados deve gastar a mesma quantia que no ano passado, enquanto 21% projetam desembolsar mais e 17% pretendem diminuir o valor gasto. Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 166,87 com os presentes do Dia dos Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 225,18 entre as pessoas das classes A e B. Importante notar que 25% ainda nA?o decidiram o valor que serA? gasto.

Dados da sondagem ajudam a derrubar o estigma de que casais deixam de se presentear após o casamento. Quando a pesquisa investiga quem serA? a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar, com mais da metade das respostas (64%) sendo a intenção de presentear maior entre os homens (69%). Em segundo lugar no ranking dos mais presenteados, aparecem os namorados (30%) e, na sequência, os noivos (5%).

Assim como acontece em grande parte dos relacionamentos amorosos, o ato de presentear até percebido como uma troca, em que os parceiros presenteiam como demonstraA�A?o de afeto, mas tambA�m esperam ser presenteados. Dessa forma, o estudo mostra que a maioria dos que vA?o comprar presentes no dia dos namorados (66%) acredita que tambA�m vA?o ganhar presentes, em especial as classes A e B (76%).

Gastos menores
Entre os compradores que planejam gastar menos do em 2017, o que mais tem pesado A� o fato de estarem em uma situaA�A?o financeira difA�cil ou com o orA�amento apertado, com 31% de citaA�A�es. A necessidade de economizar tambA�m A� motivo citado por 26% desses entrevistados. JA? entre os que planejam gastar mais neste ano, 40% alegam que vA?o adquirir um presente melhor. De modo geral, a maioria dos consumidores (71%) deve comprar apenas um A?nico presente, mas 23% planejam adquirir dois ou mais itens para agradar o parceiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados (58%) tem a percepA�A?o de que os produtos estA?o mais caros do que no ano passado. Outros 38% acreditam que os presentes se mantiveram na mesma faixa de preA�o e somente 4% acham que os produtos estA?o mais baratos do que em 2017. Como tentativa de economizar, 74% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preA�o. Entre os que devem em ir busca de ofertas mais atrativas, 76% pretendem usar a internet como principal aliada, 62% farA?o pesquisa de preA�o em lojas de shopping e 36% em lojas de rua.

De acordo com os entrevistados a principal forma de pagamento serA? o pagamento A� vista com 58% de citaA�A�es, com destaque para o dinheiro em espA�cie (39%) e cartA?o de dA�bito (18%). Outros 37% devem utilizar o cartA?o de crA�dito e apenas 2% boleto bancA?rio. Entre os que vA?o dividir as compras, o nA?mero mA�dio de prestaA�A�es varia entre trA?s e quatro. a�?Em um momento em que a inadimplA?ncia e o desemprego estA?o elevados, comprar o presente A� vista pode ser uma boa alternativa para fugir do endividamento. Para quem vai recorrer ao crA�dito, o ideal A� fugir dos parcelamentos para evitar comprometer a renda com prestaA�A�es muito alongadas e se programar para o pagamento integral da faturaa�?, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Roupas
Neste ano, os presentes mais procurados por quem vai presentear devem ser as roupas (41%), perfumes ou cosmA�ticos (34%), calA�ados (22%) e jantares (18%). Completam o ranking os bombons e chocolates (17%) e acessA?rios, como bijuterias, cintos, A?culos e relA?gios (17%). Outras opA�A�es de presentes que os entrevistados consideram fazer na tentativa de economizar nos gastos sA?o fazer um jantar romA?ntico (49%), um cafA� da manhA? (32%)e passeio ao ar livre no final de semana (24%).

Quanto ao local de compra, os shopping centers despontam como o destino para a maioria dos presentes, com 36% das citaA�A�es. Em segundo lugar aparecem as lojas online (18%), seguidas dos shoppings populares (9%) e das lojas de departamento (8%). Os preA�os (50%) e as promoA�A�es (43%) sA?o o que mais influenciam a escolha do local.

Em cada dez entrevistados, dois (21%) disseram que sA?o eles prA?prios quem escolhem o que vA?o ganhar no Dia dos Namorados, ao passo que 78% deixam essa decisA?o a cargo do companheiro. Para a escolha do presente, os fatores mais levados em conta sA?o a qualidade do produto (30%) e o perfil do presenteado (21%). Os locais preferidos para comemoraA�A?o serA?o a prA?pria casa do entrevistado (33%), seguido dos restaurantes (30%) e dos hotA�is ou motA�is (11%).

DA�vidas
Para agradar o parceiro ou a parceira, parcela considerA?vel dos consumidores nA?o darA?o a devida importA?ncia a compromissos financeiros jA? assumidos: trA?s em cada dez entre os que pretendem comprar presentes (29%) revelam que irA?o A�s compras mesmo possuindo contas em atraso atualmente, especialmente respondentes das classes C, D e E (33%). AlA�m disso, 8% deixarA?o de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada. Entre os consumidores que estA?o com contas em atraso, 72% tambA�m estA?o com seus CPFs negativados em serviA�os de proteA�A?o ao crA�dito, principalmente respondentes das classes C, D e E (75%).

Os dados revelam que entre os consumidores que compraram presentes para o Dia dos Namorados do ano passado, 9% estA?o negativados por compras feitas na ocasiA?o. AlA�m disso, 28% dos compradores admitem ter o hA?bito de gastar mais do que podem para agradar o parceiro. a�?Para os que tA?m contas com pagamento em atraso ou estA?o negativados, existem outras formas de demonstrar e retribuir afeto, que nA?o sejam somente por meio da troca de bens materiais. Nesta hora, A� preciso autocontrole e disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para surpreender a pessoa amadaa�?, orienta o educador financeiro do portal a�?Meu Bolso Feliza��, JosA� Vignoli.

Metodologia

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 932 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenA�A?o de comprar presentes no Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionA?rio 602 casos de consumidores que tinham a intenA�A?o de comprar presente no Dia dos Namorados este ano. As margens de erro, respectivamente, sA?o de 3,2 pontos percentuais e 3,9 p.p. para um intervalo de confianA�a a 95%.

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