Paraná Extra

PF apreende três carretas transportando colheitadeiras como se fossem sucata

A Polícia Federal apreendeu no início da tarde de quinta-feira (14), na cidade de Foz do Iguaçu, três carretas transportando máquinas agrícolas seminovas, oriundas do Paraguai, internadas no território nacional mediante fraude.

A ação aconteceu por volta das 14h, quando policiais federais do NEPOM, em patrulhamento urbano, suspeitaram de uma carreta, estacionada em um pátio de um posto de combustíveis à margem da BR 277, na região do Bairro Três Lagoas.

Segundo o motorista e pelas notas fiscais apresentadas, a carga transportada seria sucata oriunda do Paraguai com destino ao Estado do Bahia.

Conduzido à Receita Federal do Brasil foi constatado que na realidade, “as sucatas” seriam máquinas agrícolas – colheitadeira e processadora de algodão com plenas condições de uso.

Com o fito de enganar e burlar a fiscalização, as máquinas agrícolas, seminovas, estavam desmontadas e tinham recebido um tratamento com fogo de maçarico, visando a dar-lhes uma aparência de envelhecimento e desuso.

Depois da constatação da fraude, os policiais federais fizeram novas investigações pela região, e apreenderam outras duas carretas com o restante da carga ilícita.

As carretas e as cargas, estimadas em R$ 2 milhões, foram encaminhadas para a Receita Federal para as medidas tributárias cabíveis.

 

Deixe uma resposta