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Por que comer muito rA?pido faz mal para a saA?de

Comer lentamente, saboreando cada mordida e sem distraAi??Ai??es pode parecer um luxo para muita gente. Mas Ai?? fundamental para a saA?de, segundo um estudo apresentado na conferA?ncia anual da AssociaAi??A?o de Cardiologia dos Estados Unidos.
Devorar os alimentos nA?o dA? ao cAi??rebro tempo suficiente para registrar que estamos satisfeitos. E aumenta em cinco vezes o risco de uma sAi??ndrome metabA?lica, caracterizada por um conjunto de fatores de risco relacionados a doenAi??as cardiovasculares e diabetes, como obesidade, pressA?o alta e taxas elevadas de colesterol.

O estudo
A pesquisa, conduzida pela Universidade de Hiroshima, no JapA?o, acompanhou por cinco anos 642 homens e 441 mulheres saudA?veis. Eles tinham 51 anos quando o estudo comeAi??ou, em 2008.
Os participantes foram divididos em trA?s grupos, de acordo com a velocidade que ingeriam os alimentos. O resultado? 11,6% daqueles que comiam mais rA?pido desenvolveram sAi??ndrome metabA?lica, bem acima dos Ai??ndices observados nos outros dois grupos ai??i?? entre os de velocidade mAi??dia, o percentual foi de 6,5%, e os mais lentos, 2,3%.

Tudo indica que “comer mais devagar seria uma mudanAi??a de hA?bito crucial para prevenir a sAi??ndrome metabA?lica”, afirma o cardiologista Takayuki Yamaji, que liderou o estudo.

“Quando as pessoas comem muito rA?pido, fazem isso de forma exagerada, porque nA?o se sentem saciadas. Isso tambAi??m causa variaAi??Ai??es no nAi??vel de glicose, que podem levar a uma resistA?ncia Ai?? insulina.”

A sAi??ndrome metabA?lica tem como base a resistA?ncia Ai?? aAi??A?o da insulina, responsA?vel por regular o aAi??A?car no sangue, o que obriga o pA?ncreas a produzir mais esse hormA?nio.

Um estudo anterior jA? havia indicado que comer devagar Ai?? uma estratAi??gia eficaz para perder peso.

A pesquisa, realizada pela Universidade da Carolina do Norte, constatou que obesos que praticaram tAi??cnicas de mindfulness (estado de atenAi??A?o plena) perderam 2 quilos em duas semanas, enquanto quem continuou a comer rA?pido emagreceu 300 gramas.

“Nosso estudo sugere que hA? uma associaAi??A?o entre comer com atenAi??A?o plena e perda de peso”, destacou a pesquisadora Carolyn Dunn, principal autora do estudo.

Ela e seus colegas aconselham nA?o comer em frente Ai?? televisA?o nem na mesa de trabalho.

As recomendaAi??Ai??es estA?o alinhadas a prA?ticas budistas milenares e de outras tradiAi??Ai??es para as quais comer com plena consciA?ncia Ai?? uma forma de meditaAi??A?o.
No livro Savor: Mindful Eating, Mindful Life (“Saboreie: alimentaAi??A?o com atenAi??A?o plena, vida com atenAi??A?o plena”, em traduAi??A?o livre para o portuguA?s), o mestre budista Thich Nhat Hanh e a mAi??dica Lilian Cheung ensinam como se alimentar sem distraAi??Ai??es.

Entre as tAi??cnicas apresentadas, estA? a “meditaAi??A?o da tangerina”, que recomenda comer a fruta lentamente, refletindo sobre o processo da natureza para produzi-la e o trabalho necessA?rio para que chegue Ai?? mesa, sentindo com gratidA?o o sabor doce e cAi??trico.

Assim, da prA?xima vez que tiver um prato de comida na sua frente, tente desligar a televisA?o, deixar o celular de lado e vA? para longe da mesa de trabalho. SerA? um gesto de carinho com o prA?prio corpo desfrutar de cada mordida.

(BBC Brasil)

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