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Por que engordamos quando ficamos mais velhos

A guerra contra a balanAi??a Ai?? algo que atormenta muitos depois de certa idade… e certos quilos.
Quem jA? passou dos 30 anos sabe bem o que Ai?? isso: as calAi??as que entravam com folga na dAi??cada anterior estA?o apertadas ou jA? nA?o cabem mais.

Envelhecer e engordar parecem andar de mA?os dadas, embora alguns especialistas digam que o ganho de peso pode ser evitado com o avanAi??ar da idade.
A soluAi??A?o, dizem eles, Ai?? encontrar uma atividade fAi??sica que faAi??a vocA? gastar muitas calorias.

Isso porque os quilos extras estA?o associados ao metabolismo, ou seja, a forma como o nosso corpo consome energia.

Um metabolismo lento Ai?? aquele que queima menos calorias em repouso do que o normal. TambAi??m Ai?? conhecido como metabolismo basal.

Quando envelhecemos, nosso metabolismo diminui por uma questA?o de sobrevivA?ncia.

Ou seja, as cAi??lulas queimam os nutrientes mais devagar e tendem a se agarrar Ai?? gordura, preparadas para ter uma reserva em caso de necessidade.

Mas hA? outras causas menos conhecidas que nos fazem ganhar peso ao envelhecermos.

A seguir, os principais motivos do ganho de peso com a idade elencados pelo NHS, o sistema de saA?de pA?blico do Reino Unido, e que nA?o tA?m a ver com o metabolismo.

1) Medicamentos
Ao envelhecermos, sentimos mais dores. Ai??s vezes, surgem doenAi??as crA?nicas que exigem remAi??dios por toda a vida. O ganho de peso pode ser um efeito colateral comum de muitos desses medicamentos.

Segundo o NHS, contribuem para o ganho de peso esteroides, antipsicA?ticos e insulina, entre outros.

SoluAi??A?o: Nunca ignore as recomendaAi??Ai??es do seu mAi??dico, mas fale com ele para saber se Ai?? possAi??vel substituir alguns remAi??dios por outros.

2) InsA?nia
Dormir pouco nA?o Ai?? bom para o nosso cAi??rebro, para o nosso peso e para a nossa saA?de em geral.

Segundo Neil Stanley, especialista em Medicina do Sono do Hospital UniversitA?rio de Norfolk e Norwich (Inglaterra), “hA? uma ligaAi??A?o muito forte entre a falta de sono e o ganho de peso”.

Ai?? medida que envelhecemos, costumamos dormir menos, entA?o as chances de ganharmos peso crescem, diz o NHS.

SoluAi??A?o: Durma mais. Segundo Stanley, “o sono Ai?? vital para a nossa saA?de fAi??sica e mental”.

3) TelevisA?o
Seja por prazer ou porque a nossa saA?de nA?o nos permite ter uma vida fisicamente ativa, assistir Ai?? TV por muitas horas contribui para uma vida sedentA?ria.

Segundo estudos analisados pelo NHS, quando estamos na frente da tela, muitas vezes, consumimos calorias de que nA?o precisamos.

A nutricionista britA?nica Anna Suckling explica: “As pessoas muitas vezes descobrem que, enquanto estA?o sentados na frente da televisA?o, consomem alimentos com alto teor de calorias, como batatas fritas e chocolate”.

SoluAi??A?o: Modere o nA?mero de horas em frente Ai?? TV e preste atenAi??A?o ao que vocA? come. Prefira lanches saudA?veis aos petiscos industrializados.

4) Estresse
Ai?? medida que envelhecemos, nossas responsabilidades aumentam. Nos preocupamos mais e sofremos estresse. Uma maneira comum de lidar com essa situaAi??A?o Ai?? comer mais do que precisamos.

Nesse sentido, o aAi??A?car acaba sendo um alimento recorrente.

Consumir lanches aAi??ucarados dA? uma sensaAi??A?o temporA?ria de bem-estar, mas pode ser fatal para a nossa saA?de.

SoluAi??A?o: AlAi??m de tentar reduzir (ou eliminar) a causa do estresse, prepare lanches saudA?veis e tente fazer algum exercAi??cio, aconselha Suckling.

Outras causas mais comuns e relacionadas ao metabolismo sA?o a perda muscular, disfunAi??A?o hormonal e aumento dos nAi??veis de aAi??A?car no sangue.

Por que engordamos quanto ficamos mais velhos (e isso nA?o tem a ver com o metabolismo).

(BBC Brasil)

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