Paraná Extra

PreAi??os e contenAi??A?o de despesas afetam intenAi??A?o de compras para Dia das CrianAi??as

O aumento dos preAi??os e a contenAi??A?o de despesas sA?o os principais motivos que farA?o com que os consumidores gastem menos com o presente do Dia das CrianAi??as neste ano, na comparaAi??A?o com 2016, segundo a Pesquisa HA?bitos de Consumo da Boa Vista SCPC, feita com cerca de 1.100 pessoas, em todo o Brasil, especialmente para esta data. Os que irA?o priorizar o pagamento de outras despesas, como contas de consumo (A?gua, energia elAi??trica, internet), mensalidade escolar e plano de saA?de, ocupam a terceira posiAi??A?o, seguidos dos que alegam o desemprego (10%) e a reduAi??A?o de renda (9%).Ai??Os dados foram divulgados pela AssociaAi??A?o Comercial do ParanA? (ACP).

TambAi??m de acordo com a sondagem da Boa Vista SCPC, 33% disseram que gastarA?o a mesma quantia do ano passado e 24% menos. Os que gastarA?o mais representam 43%. Cresce em aproximadamente 14% o valor mAi??dio pretendido para a compra do presente do Dia das CrianAi??as em comparaAi??A?o ao ano de 2016, passando de R$ 174 para R$ 198. 88% dos consumidores pretendem comprometer menos de 25% da renda familiar com a compra do presente, 12p.p. (pontos percentuais) acima em comparaAi??A?o ao ano passado. 11% irA?o comprometer entre 25% a 50% e apenas 1% mais de 50%.

O dinheiro ainda serA? o principal meio de pagamento para quem irA? pagar Ai?? vista, registrando 48% das menAi??Ai??es. 32% dos consumidores pretendem parcelar o valor do presente para o Dia das CrianAi??as. Deste, 91% utilizarA?o o cartA?o de crAi??dito, 17p.p. de crescimento se comparado ao ano passado. JA? carnA?s e boletos representam apenas 8% dos meios de pagamento que serA?o utilizados para efetuar as compras nesta data.

59% dos consumidores, ou seja, 8p.p. acima em relaAi??A?o ao ano passado, irA?o parcelar o valor em no mA?ximo trA?s vezes. Por outro lado, cai de 16% para 10% o total dos que pretendem parcelar entre sete a 12 vezes.

40% decidirA?o a compra em funAi??A?o do preAi??o. O desejo de quem irA? ganhar aparece em 2A? lugar, com 33% das menAi??Ai??es. Necessidade ou utilidade do presente vem logo em seguida entre os fatores que serA?o levados em conta no momento da decisA?o da compra, com 24%.

Comparada ao ano anterior, cresce 5p.p. a intenAi??A?o de compra por brinquedos. Ou seja, 48% dos consumidores comprarA?o brinquedos. EletrA?nicos e itens de vestuA?rio ocupam a segunda posiAi??A?o, com 21% cada, seguidos de Entretenimento (4%) e Livros, CDs e DVDs (5%).

75% dos consumidores irA?o concentrar as compras para o Dia das CrianAi??as em lojas fAi??sicas contra 25% que farA?o a compra pela Internet. Dos que farA?o a compra em loja fAi??sica, 41% realizarA?o as compras em lojas de shoppings centers, seguidos por lojas de rua/bairro com 38%. As lojas de grandes redes varejistas ou lojas de departamento tiveram uma queda entre as menAi??Ai??es, passando de 26% em 2016, para 19% em 2017.

31% dos consumidores nA?o irA?o comprar presentes por estarem endividados. Outros 23% irA?o priorizar o pagamento de contas da casa, o que aumentou em 9p.p. em comparaAi??A?o ao ano passado. O desemprego e a contenAi??A?o de despesas vA?m logo em seguida com 21% e 15%, respectivamente.

Metodologia

1078 consumidores responderam a Pesquisa HA?bitos de Consumo da Boa Vista SCPC, realizada via online, em nAi??vel nacional, entre 28 de agosto a 8 de setembro, com o objetivo de identificar a pretensA?o de compra para o Dia das CrianAi??as. Para leitura dos resultados, considera-se margem de erro de 3p.p e 95% de grau de confianAi??a.

Deixe uma resposta