Paraná Extra

Prefeitura teria sido chantageada por hackers após invasão

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, disse que recebeu ameaças de hackers após uma invasão no sistema do município. O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) informou que registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira (3). Nesta segunda-feira (2), a prefeitura disse que estava sendo chantageada após o acesso de dados feitos pelos hackers. De acordo com a administração, uma invasão foi registrada no dia 26 de agosto.
Segundo a prefeitura, os invasores enviaram um e-mail por meio da Ouvidoria Municipal exigindo dinheiro para que os dados não fossem divulgados.
O prefeito Marcelo Rangel disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira que acreditava em um primeiro momento que as informações acessadas seriam superficiais.
No entanto, segundo o prefeito, já não há mais certeza de quais dados podem ter sido acessados.
“Nós entramos em contato com a Controladoria do Município pedindo uma auditoria e um aprofundamento nas investigações de qual foi a profundidade do acesso a informações sigilosas que os hackers tiveram do nosso sistema”, disse o prefeito.
A Polícia Civil informou que irá instaurar um inquérito para apurar o caso.
Além de invasão de dispositivo informático alheio, os invasores podem responder por extorsão e associação criminosa, segundo a polícia.

Deixe uma resposta