Paraná Extra

Prefeitura vai orientar sobre consumo correto de sal, aAi??A?car e gordura

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) comeAi??a nestaAi??quarta-feira (13) um projeto-piloto de orientaAi??A?o Ai?? populaAi??A?o sobre a importA?ncia do consumo correto de sal, aAi??A?car e gordura. O trabalho serA? realizado, inicialmente, em quatro ArmazAi??ns da FamAi??lia (Boa Vista, Fazendinha, Santa Felicidade e Vila Sandra) e Ai?? uma parceria da Prefeitura com a PontifAi??cia Universidade CatA?lica do ParanA? (PUCPR), a Universidade Tuiuti do ParanA? (UTP) e a Faculdade Paranaense (Fapar).Durante trA?s meses, nutricionistas da Smab e alunos dos cursos de NutriAi??A?o das trA?s instituiAi??Ai??es vA?o percorrer, duas vezes por semana, os quatro armazAi??ns e explicar aos frequentadores que o consumo excessivo Ai?? o que transforma em ai???vilAi??esai??? o aAi??A?car, o sal e a gordura. ai???Uma das missAi??es da secretaria Ai?? orientar a populaAi??A?o sobre a importA?ncia da alimentaAi??A?o saudA?vel e usar muito sal, aAi??A?car ou gordura ao cozinhar pode fazer mal para a saA?de da populaAi??A?oai???, destaca DAi??bora Raquel Ribas Sugai, diretora do Departamento de EducaAi??A?o Alimentar da Smab. De acordo com ela, a ideia Ai?? estender o projeto para todos os 33 armazAi??ns em uma segunda etapa, apA?s avaliaAi??A?o dos resultados da primeira fase.

Tayana Fernandes Cecon, nutricionista da Smab que participa do projeto, afirma que a principal recomendaAi??A?o Ai?? que as pessoas reduzam o consumo de alimentos industrializados, que tA?m grande quantidade de aAi??A?car, sal (sA?dio) ou gordura, e priorizem em suas refeiAi??Ai??es pratos feitos com ingredientes naturais (como arroz, feijA?o, carnes e temperos frescos), alAi??m de consumir muita fruta e hortaliAi??a. ai???No corre-corre de hoje, sabemos que Ai?? muito difAi??cil nA?o consumir produtos industrializados. O que defendemos, na realidade, Ai?? uma alimentaAi??A?o equilibradaai???, orienta ela.

De olho nas medidas
A nutricionista alerta que o excesso de aAi??A?car na preparaAi??A?o de bebidas, bolos e doces aumenta muito o valor calA?rico da dieta, o que pode levar a obesidade e ao surgimento do diabetes tipo 2, doenAi??a crA?nica subestimada pelos ai???formigasai???. Estima-se que, por dia, a quantidade mA?xima de aAi??A?car que pode ser consumida Ai?? 50 gramas (ou o equivalente a 4 colheres de sopa) em uma dieta de 2 mil calorias contra as 172 gramas/dia usadas hoje pelos brasileiros.

Tayana recomenda que as pessoas faAi??am substituiAi??Ai??es, trocando o aAi??A?car por polpa de frutas, frutas naturais ou secas e outros alimentos que fornecem glicose (aAi??A?car), fundamental para o correto funcionamento do cAi??rebro. ai???AlAi??m disso, existem alguns alimentos, como feijA?o e arroz, que contA?m os chamados carboidratos complexos, que tambAi??m ajudam a suprir o organismo com glicoseai???, acrescenta ela.

Em relaAi??A?o ao excesso de sal (sA?dio), a especialista alerta que as consequA?ncias tambAi??m podem ser sAi??rias jA? que pode causar pressA?o alta, o que aumenta o risco de infarto e insuficiA?ncia renal. ai???No entanto, o consumo correto de sal Ai?? importante porque as pessoas precisam de sA?dio no organismo, pois essa substA?ncia controla a pressA?o sanguAi??nea e Ai?? responsA?vel pela transmissA?o de impulsos nervososai???, explica Tayana. De acordo com ela, a OrganizaAi??A?o Mundial de SaA?de (OMS) recomenda um consumo de 4 gramas por dia – muito abaixo das 12 gramas usadas diariamente pela populaAi??A?o brasileira .

Congestionamento das artAi??rias
Da mesma forma que o excesso de sal, o alto consumo de gordura e fritura tambAi??m pode levar ao infarto jA? que pode entupir as artAi??rias do coraAi??A?o, frisa a nutricionista da Smab. A recomendaAi??A?o da especialista Ai?? que as pessoas consumam, no mA?ximo, 60 gramas por dia, evitando as chamadas ai???gorduras ruinsai??? (saturadas e trans), presentes por exemplo em batatas fritas, refeiAi??Ai??es congeladas, macarrAi??es instantA?neos, margarinas e biscoitos recheados; e priorizando as ai???boasai??? (monoinsaturadas), encontradas em alimentos como abacate, amA?ndoas, nozes, pistache, peixes, azeitonas e sementes (girassol, linhaAi??a e chia).

Tayana explica que as gorduras monoinsaturadas ajudam a impedir a formaAi??A?o das placas nas artAi??rias coronA?rias que podem levar ao infarto e acidente vascular cerebral (AVC). ai???AlAi??m disso, todos nA?s precisamos comer as chamadas gorduras boas, pois elas funcionam como reservas de energia do corpo, para quando faltar nutrientes por um tempo prolongadoai???, complementa a nutricionista. ai???Isso Ai?? importante porque, quando o organismo nA?o as possui em quantidade suficiente, comeAi??a a queimar massa muscular.ai???

ArmazAi??ns
O programa ArmazAi??m da FamAi??lia, administrado pela Smab, Ai?? formado por 33 unidades fixas de abastecimento instaladas em pontos estratAi??gicos da periferia de Curitiba, bairros e terminais de A?nibus, onde Ai?? feita a comercializaAi??A?o de gA?neros alimentAi??cios e produtos de higiene e limpeza.

Apenas moradores de Curitiba, Fazenda Rio Grande e Campo Magro, com renda familiar de atAi?? cinco salA?rios mAi??nimos e com cartA?o de acesso, podem comprar nos locais. O cadastramento e a emissA?o dos cartAi??es devem ser feitos nos nA?cleos da Smab nas AdministraAi??Ai??es Regionais localizadas nas Ruas da Cidadania.

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DICAS
Fique de olho na sua alimentaAi??A?o

– Alimentos industrializados tA?m grande quantidade de aAi??A?car, sal (sA?dio) ou gordura. Consuma com moderaAi??A?o: refrigerante, suco pronto, refresco em pA?, biscoitos doces e recheados, leite condensado, achocolatados, chocolates, compotas, presunto, mortadela, bacon, salsichas, linguiAi??as, salames, conservas, macarrA?o instantA?neo, biscoitos recheados, salgadinhos e caldos de carne/frango/legumes;

– Bolos, tortas e sobremesas tA?m aAi??A?car em excesso. Prefira frutas frescas como sobremesa;

– Reduza a quantidade de aAi??A?car adicionada nas preparaAi??Ai??es de cafAi??, chA? e suco;

– De preferA?ncia a sucos naturais. Caso nA?o seja possAi??vel, opte por polpas congeladas ou sucos concentrados.

 

RECEITA SAUDA?VEL – Sal de ervas
Que tal substituir o sal convencional pelo saudA?vel ai???sal de ervasai????

Ingredientes
– 3 colheres (sopa) de salsinha desidratada
– 3 colheres (sopa) de manjericA?o desidratado
– 5 colheres (sopa) de orAi??gano desidratado
– 1 colher (sopa) rasa de sal.

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, guarde em um recipiente de vidro e use com substituto do sal.

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