Paraná Extra

Primeiro carro elétrico autônomo foi apresentado em Curitiba

O primeiro carro elétrico autônomo do Brasil foi lançado hoje (30), em Curitiba. Desenvolvido por pesquisadores brasileiros, o modelo chega a 50 quilômetros por hora e tem versões com autonomia de 100 e 150 quilômetros por carga. O projeto está à disposição para uso dentro de áreas delimitadas, como clubes, resorts e universidades, por exemplo.

O modelo apresentado no lançamento tem quatro lugares, mas, de acordo com Rodrigo Contin, ceo da startup responsável pelo projeto, a tecnologia utilizada pode ser adaptada para qualquer modelo e tamanho de veículo.
A criação é fruto de uma parceria entre a startup Hitech Electric e a Lume Robotics, além de apoio tecnológico da Positivo, e do projeto de inteligência robótica autônoma do Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Um dos destaques é a capacidade de localização do veículo. A precisão de localização é de dez centímetros e o tempo de reação em relação a objetos ao redor é de 100 milissegundos.

Segundo Raphael Carneiro, diretor da Lume Robotics, a ideia foi dar ao sistema uma capacidade de localização e reação ainda maior do que a humana – ele, inclusive, não depende das faixas de rolagem para se localizar.
Além da utilização autônoma, o veículo também pode ser dirigido de forma manual. O modelo está disponível para locação, com contratos de 24 e 36 meses. Os valores variam de acordo com a necessidade do cliente e são calculados com base na usabilidade.

(Com Bandnews)

Deixe uma resposta