Paraná Extra

Primeiro dia de greve dos professores teria afetado 13% das escolas

Pelo menos 281 das 2.143 escolas estaduais tiveram as atividades parcialmente suspensas no Paraná por causa da paralisação dos professores e trabalhadores da educação que começou nesta segunda-feira (2). Isso representa 13% das instituições do Estado. Deste total, 43 escolas foram afetadas totalmente.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública, a adesão é de 50% em todo o Paraná e a greve é por tempo indeterminado. Os servidores estaduais iniciaram a paralisação em protesto a reforma da previdência. Em nota, o Governo do Estado afirma que a nova previdência do servidor público do Paraná segue rigorosamente a legislação aprovada no Congresso Nacional, após ampla discussão com os mais diversos setores da sociedade.

A administração estadual alega que a medida contribui para estancar o crescimento do saldo devedor já existente para o pagamento de aposentadorias e pensões. Neste ano, a insuficiência financeira do sistema será de pouco mais de R$ 6 bilhões. Ainda de acordo com o governo, o valor é superior ao orçamento do Estado para a área de saúde.

(Bandnews)

Deixe uma resposta