Paraná Extra

Primeiro dinossauro paranaense ganha museu nesta semana

A pequena cidade de Cruzeiro do Oeste, onde foi identificado o mais novo dinossauro brasileiro, vai inaugurar nesta sexta-feira (19) um museu de paleontologia, que funcionará na rua Peabiru, número 157, no prédio do antigo fórum. Os visitantes vão poder observar os fósseis do Vespersaurus paranaensis, um pequeno carnívoro que foi anunciado no mês passado, considerado o primeiro dinossauro do Paraná.

Ossos de pterossauros, os dinossauros voadores, e rochas com milhares de anos também integram a exposição. O município, que fica no noroeste do estado, quer virar uma espécie de “parque dos dinossauros brasileiro”, e atrair turistas para conhecer o sítio arqueológico do local.

Segundo a historiadora Neurides Martins, diretora do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste, o objetivo é compartilhar as últimas descobertas com o mundo.
A historiadora diz que, desde pequena, sonhava em ser arqueóloga – mas nunca achou que encontraria fósseis tão perto de casa. Agora, ela quer estimular outras crianças a também viverem este sonho.
Atualmente, alunos de mestrado e doutorado já fazem pesquisas no sítio arqueológico de Cruzeiro do Oeste. Eles e a historiadora é que irão conduzir as visitas no museu, que serão guiadas.

A partir da semana que vem, o museu estará aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h da manhã e das 13h30 às 16h30.

 

Deixe uma resposta