Paraná Extra

Professores estaduais vão parar de novo no dia 15 de março

A APP-Sindicato fez um balanço positivo da mobilização promovida nesta quinta-feira (9) pelos professores da rede estadual de ensino. De acordo com Marlei Fernandes de Carvalho, os relatórios dos núcleos sindicais apontam que mais de 90% da categoria aderiu à paralisação parcial. Além do ato unificado em Curitiba, os outros núcleos sindicais espalhados pelo Estado promoveram atos regionais. “Hoje, estamos mobilizados em todo o Paraná. Queremos do governo uma resposta sobre a hora-atividade e não existe motivo para aguardarmos mais”, destacou.

Marlei lembrou o público sobre a paralisação marcada, e aprovada pela categoria, para o dia 15 de março. “A atividade integra a greve nacional de três dias – 14, 15 e 16 de março – convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Aqui no Paraná, nós vamos paralisar as atividades por apenas um dia. No dia 31 de março, faremos uma assembleia estadual dos trabalhadores em educação na qual avaliaremos quais serão os nossos próximos passos”, informou.

A Boca Maldita, no Centro de Curitiba, foi o local escolhido por três dos núcleos sindicais da APP (Curitiba Sul, Curitiba Norte e Metro Norte) para a realização dos atos de quinta-feira (9). A atividade, organizada pela APP-Sindicato, reuniu cerca de mil trabalhadores em educação e estudantes que, em meio a palavras de ordem e falas, panfletaram para o público que transitava no local.

Através dos materiais, faixas e discursos, quem estava no local tomou conhecimento do motivo da mobilização: a implementação do um terço da hora-atividade no Paraná. Além da defesa da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública do país, o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) – com a devida correção do valor para este ano, 22,22% -, a criação de um melhor sistema de atendimento à saúde dos servidores, além da rapidez no processo de adequação do plano de carreira dos funcionários de escola.

2 respostas para “Professores estaduais vão parar de novo no dia 15 de março”

  1. vanderley james de molla disse:

    gostaria muito de saber sobre aumento salarial dos professores estaduais do parana e quanto por cento pode sair de aumento

  2. vanderley james de molla disse:

    este aumento pode sair ainda neste semestre deste ano 2012

Deixe uma resposta