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Prova vai avaliar 72 mil estudantes da rede municipal

A Secretaria Municipal da EducaAi??A?o vai promover nos dias 19, 20 e 21 de marAi??o a segunda ediAi??A?o da Prova Curitiba, avaliaAi??A?o de larga escala com 72.800 online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin, online pharmacy oxycontin. estudantes, de turmas do 2A? ao 9A? do ensino fundamental, das 183 escolas municipais. Os estudantes serA?o avaliados nas A?reas de MatemA?tica, LAi??ngua Portuguesa e tambAi??m farA?o uma produAi??A?o de texto.

O objetivo Ai?? acompanhar sistematicamente o conhecimento dos estudantes nas duas A?reas. ai???O resultado sobre o processo de aprendizado na rede municipal de ensino nos permitirA? redimensionar aAi??Ai??es e desenvolver novas proposiAi??Ai??es em prol da qualidade do ensino pA?blicoai???, diz a secretA?ria municipal da EducaAi??A?o, Maria SAi??lvia Bacila.

SerA? o segundo ano de realizaAi??A?o da Prova Curitiba. Em abril do ano passado, cerca de 40 mil estudantes dos 2A?, 4A?, 6A? e 8A? anos foram avaliados nas mesmas A?reas do conhecimento. ai???Ai?? um dos nossos importantes instrumentos de anA?lise. Fundamenta, orienta os planejamentos e a organizaAi??A?o do trabalho pedagA?gico nas escolasai???, explica a superintendente de gestA?o educacional, ElisA?ngela Mantagute.

Assim como a anterior, essa ediAi??A?o da Prova Curitiba foi elaborada pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental, articulando o que estA? proposto pelos componentes curriculares com os direitos de aprendizagem e habilidades que sA?o previstos para cada ano.

Identificar pontos fortes

A avaliaAi??A?o aponta os desafios jA? superados e, segundo a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, o seu formato nA?o Ai?? para ranquear ou classificar estudantes e escolas. A avaliaAi??A?o identifica os pontos fortes e as A?reas em que Ai?? necessA?rio reforAi??ar aAi??Ai??es para avanAi??ar na qualidade do ensino no municAi??pio.

ai???Os resultados possibilitam reflexAi??es sistemA?ticas sobre os limites e avanAi??os do processo pedagA?gico como um todoai???, diz Simone. ai???NA?o substitui a avaliaAi??A?o de aprendizagem canadian pills online, canadian pills online, canadian pills online, canadian pills online, canadian pills online, canadian pills online. do estudante, que Ai?? diA?ria, a partir da relaAi??A?o professor/estudante, mas aponta questAi??es sobre planejamento e currAi??culo, trazendo novas perguntas sobre metodologias e estratAi??gias de ensinoai???, completa.

As provas serA?o respondidas durante o perAi??odo regular dos estudantes. A primeira serA? a de MatemA?tica, no dia 19 deste mA?s, seguida da de LAi??ngua Portuguesa no dia 20. A prova de produAi??A?o textual, no dia 21, serA? respondida apenas pelas turmas da primeira etapa do fundamental (2A? aos 5A? anos).
Entre os importantes resultados alcanAi??ados a partir da primeira ediAi??A?o da avaliaAi??A?o, em 2018, estA? a elaboraAi??A?o de aAi??Ai??es formativas para os professores. SA?o cursos, oficinas e modelos diferenciados de formaAi??A?o desenvolvidos que foram inseridos no Veredas Formativas, o programa voltado ao aprimoramento dos profissionais da educaAi??A?o.

Novamente, as respostas apresentadas pelos estudantes pautarA?o um amplo cronograma de aAi??Ai??es, envolvendo as equipes das escolas, dos nA?cleos regionais de ensino e da Secretaria Municipal da EducaAi??A?o. As respostas apresentadas serA?o avaliadas e discutidas a partir de um quadro de anA?lise elaborado cientificamente para gerar resultados assertivos em relaAi??A?o as provas.

Na prA?tica, prova e gabarito servirA?o para que o professor possa refletir e analisar como a crianAi??a pensou e o que ela aprendeu. ai???O processo do estudante para chegar atAi?? a resposta Ai?? mais significativo do que apenas o acertoai???, diz a Luciana Zaidan, da gerA?ncia de currAi??culo.

Luciana Faria, da gerA?ncia de educaAi??A?o integral, considera a Prova Curitiba um dos importantes documentos de aprendizagem que funciona como instrumento de registro. ai???A avaliaAi??A?o nA?o se encerra na resoluAi??A?o das questAi??es pelos estudantes. O processo Ai?? rico, com anA?lise de acertos e erros discutidos sob os critAi??rios de ensino e aprendizagem, de acordo com o currAi??culo escolar, os Projetos PolAi??ticos PedagA?gicos, planos de aAi??A?o, planejamentos de ensino e planos de aulaai???, explica Faria.

 

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