Paraná Extra

Quatro em cada dez farA?o “amigo secreto” nas festas natalinas

Tradicional nas festas de fim de ano, o amigo secreto (ou oculto), chega numa A�poca que jA? concentra bastante gastos. Seja ao lado da famA�lia ou entre amigos e colegas de trabalho, a brincadeira A� uma alternativa viA?vel e financeiramente acessA�vel de presentear no Natal. De acordo com um levantamento realizado pelo ServiA�o de ProteA�A?o ao CrA�dito (SPC Brasil) e pela ConfederaA�A?o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 44% dos consumidores pretendem participar desse tipo de brincadeira, sendo que 18% participarA?o principalmente porque gostam desse tipo de evento e outros 18% por considerar uma boa maneira de poder presentear alguA�m gastando menos dinheiro.

Entre os que tA?m intenA�A?o de participar, 48% pretendem participar apenas de um amigo-secreto e 40% de dois eventos, sendo a mA�dia geral de quase duas participaA�A�es. As confraternizaA�A�es serA?o realizadas principalmente com familiares (67%), colegas de trabalho (39%) e amigos (39%). O levantamento revela que o gasto mA�dio pretendido com cada presente de amigo secreto A� de R$ 61.

Considerando os 35% de consumidores que nA?o vA?o participar de amigo secreto neste fim de ano, a principal justificativa A� porque os parentes e amigos nA?o tA?m o costume de fazer amigo secreto (19%), o receio de ganharem presentes indesejados ou ruins (10%), seguido da falta de dinheiro (6%).

O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, JosA� Vignoli, ressalta o papel do amigo secreto para celebrar e reforA�ar laA�os e, ao mesmo tempo, permitir a troca de presentes de forma mais acessA�vel: a�?O amigo secreto A� um jeito de presentear dentro das possiblidades de cada um. E todos ficam satisfeitos, porque o preA�o A� estipulado com antecedA?ncia, em concordA?ncia com todos os participantes.a�?

Metodologia

As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 1.632 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir A�s compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro A� de no mA?ximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confianA�a de 95%.

Deixe uma resposta