Paraná Extra

Quatro em cada dez farA?o “amigo secreto” nas festas natalinas

Tradicional nas festas de fim de ano, o amigo secreto (ou oculto), chega numa Ai??poca que jA? concentra bastante gastos. Seja ao lado da famAi??lia ou entre amigos e colegas de trabalho, a brincadeira Ai?? uma alternativa viA?vel e financeiramente acessAi??vel de presentear no Natal. De acordo com um levantamento realizado pelo ServiAi??o de ProteAi??A?o ao CrAi??dito (SPC Brasil) e pela ConfederaAi??A?o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 44% dos consumidores pretendem participar desse tipo de brincadeira, sendo que 18% participarA?o principalmente porque gostam desse tipo de evento e outros 18% por considerar uma boa maneira de poder presentear alguAi??m gastando menos dinheiro.

Entre os que tA?m intenAi??A?o de participar, 48% pretendem participar apenas de um amigo-secreto e 40% de dois eventos, sendo a mAi??dia geral de quase duas participaAi??Ai??es. As confraternizaAi??Ai??es serA?o realizadas principalmente com familiares (67%), colegas de trabalho (39%) e amigos (39%). O levantamento revela que o gasto mAi??dio pretendido com cada presente de amigo secreto Ai?? de R$ 61.

Considerando os 35% de consumidores que nA?o vA?o participar de amigo secreto neste fim de ano, a principal justificativa Ai?? porque os parentes e amigos nA?o tA?m o costume de fazer amigo secreto (19%), o receio de ganharem presentes indesejados ou ruins (10%), seguido da falta de dinheiro (6%).

O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, JosAi?? Vignoli, ressalta o papel do amigo secreto para celebrar e reforAi??ar laAi??os e, ao mesmo tempo, permitir a troca de presentes de forma mais acessAi??vel: ai???O amigo secreto Ai?? um jeito de presentear dentro das possiblidades de cada um. E todos ficam satisfeitos, porque o preAi??o Ai?? estipulado com antecedA?ncia, em concordA?ncia com todos os participantes.ai???

Metodologia

As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 1.632 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir Ai??s compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro Ai?? de no mA?ximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confianAi??a de 95%.

Deixe uma resposta