Paraná Extra

Ratinho Junior consolida o maior número de prefeituras

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt, do PSD, venceu o segundo turno das eleições, neste domingo (29), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A professora aposentada e ex-secretária municipal recebeu mais de 87 mil votos, o que representa cerca de 52% do total. A deputada estadual Mabel Canto, do PSC, recebeu cerca de oito mil votos a menos, e teve cerca de 47% da preferência do eleitorado. Professora Elizabeth se torna a primeira prefeita da história de Ponta Grossa.

A disputa com Mabel Canto, no segundo turno, foi a única do país entre duas mulheres, nas eleições deste ano. A filha do ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto, tinha sido a mais bem votada no primeiro turno, com dez mil votos a mais que a vice-prefeita. Mabel Canto tinha recebido 37% dos votos. No segundo turno, ela recebeu 18 mil votos a mais. Professora Elizabeth, no entanto, teve 36 mil votos a mais, em relação ao primeiro turno.

Neste domingo (29), o resultado foi conhecido cerca de uma hora depois do fechamento das urnas, às cinco da tarde. Mais de 24% dos eleitores não compareceu para votar, em Ponta Grossa. A abstenção passou de 59 mil eleitores. Mais de 6% do eleitorado anulou o voto ou votou em branco. Professora Elizabeth tem 69 anos e é empresária. O vice-prefeito eleito de Ponta Grossa é o policial militar Capitão Saulo, também do PSD. Ele é especialista em segurança pública.

A vitória no segundo turno, em Ponta Grossa, consolida o desempenho do partido do governador Ratinho Junior. O PSD venceu a eleição em cento e vinte e duas prefeituras, o que representa quase um terço dos municípios do estado. Há quatro anos, o PSD tinha vencido a eleição em apenas 27 prefeituras. O resultado em 2020 também reforça o protagonismo do partido do governador, no Paraná. Enquanto o PSD acumula cento e vinte e duas prefeituras, o segundo partido que mais elegeu prefeitos, neste ano, no estado, foi o MDB, com 27 municípios. O PL e o DEM venceram a eleição em 25 cidades, cada um.

(Bandnews)

Deixe uma resposta