Paraná Extra

Receita faz operação que envolve empresas paranaenses

A Receita Federal desencadeou uma operação nesta terça-feira (6) em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. Segundo a Receita, o alvo é uma organização criminosa  composta  por  profissionais das áreas de contabilidade e advocacia, além de escritórios de consultoria e empresas privadas.

O grupo é especializado em procedimentos irregulares de compensações e reduções de tributos e contribuições federais. O esquema contava com a participação de servidores da própria Receita Federal.

A operação conta com a participação de 25 Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários  da  Receita Federal, que estão cumprindo,  juntamente com equipes da Polícia Federal mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, em endereços residenciais e comerciais dos envolvidos na capital paranaense.

De acordo com as investigações, dezenas de empresas do Paraná e outros estados contratavam os serviços da quadrilha para fraudarem, entre outras situações, dados inseridos em Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.

As fraudes ocorriam por meio de inúmeras retificações sequenciais  com a inserção de dados inverídicos  sobre  tributos e contribuições. Segundo a Receita, em muitos casos o grupo chegava a zerar os débitos já constituídos, e com isso era fornecida a chamada Certidão Negativa de Débitos. Vários  dos  envolvidos tiveram enriquecimento expressivo nos últimos anos, cujo patrimônio deverá ser objeto de bloqueio judicial.

As  empresas  beneficiárias  das  fraudes  atuam  em  vários  ramos, especialmente   industrial,  de  segurança  patrimonial  e  vigilância,  de construção  civil,  entre  outros,  muitas  com  atuação  em  licitações  e contratos  com a administração pública. A estimativa inicial é que a fraude tenha  gerado  nos  últimos  cinco  anos  prejuízo  aos cofres públicos, em valores   originais,   de   cerca  de  R$  45  milhões.

Sobre o nome da Operação: Mendacius é, segundo a mitologia romana, o espírito que representa a fraude, a astúcia e a traição.

(CBN)

Deixe uma resposta