Paraná Extra

Revisão do veículo é fundamental antes de se pegar a estrada

As férias escolares chegaram e o verão também, e muitas famílias já estão planejando viajar para curtir as festas do Natal e Réveillon ou para recarregar as energias nestas semanas de recesso, e é justamente nesta época em que o volume de veículos nas estradas aumenta consideravelmente e os acidentes rodoviários também, por isso, cuidados devem ser redobrados para que a viagem seja tranquila e segura do início ao fim, principalmente estando atento com o estado do veículo.

Uma das primeiras e fundamentais dicas que todo viajante deve levar em consideração é justamente a manutenção do automóvel utilizado pela família, afinal segurança nunca é demais, especialmente quando se leva os filhos junto. Essa manutenção deve ser feita nos principais itens do veículo como o sistema de freios, elétrico, luzes, balanceamento, fluidos, arrefecimento e pneus. Além disso, toda a manutenção preventiva deve ser feita com um período de pelo menos uma semana antes da viagem.

Segundo o vice-presidente da Assovepar, Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado Paraná, Antônio Gilberto Deggerone, a escolha da oficina onde se pretende fazer a manutenção é um dos aspectos mais importantes, pois a qualidade de um serviço bem realizado significa mais segurança para o motorista e os passageiros.

Outros fatores também tornam-se relevantes na hora de pegar a estrada rumo ao litoral ou ao interior. Segundo Deggerone é sempre bom conferir a previsão do tempo antes de viajar, pois condições adversas como chuva e neblina, deixam as pistas molhadas e prejudicam a visibilidade, afetando o bom andamento da viagem. E claro, as condições do condutor do veículo que deve estar emocionalmente sóbrio, ter uma boa noite de sono e se alimentado adequadamente são requisitos necessários, não esquecendo que dirigir na cidade é diferente do que dirigir nas estradas pois implica em cuidados redobrados já que limites de velocidades e ultrapassagens são maiores e mais recorrentes, declara.

Deixe uma resposta