Paraná Extra

Roupas e calAi??ados lideram compra por impulso, mostra pesquisa

Roupas, calAi??ados e acessA?rios sA?o os objetos do desejo dos consumistas por impulso. Pesquisa nas capitais do ServiAi??o de ProteAi??A?o ao CrAi??dito (SPC) revela que seis em cada dez consumidores aproveitam as facilidades do crAi??dito para fazer compras nA?o planejadas. Os trA?s tipos de produtos lideram as compras, com 19% de preferA?ncia.

As compras em supermercados representam 17%, perfumes e cosmAi??ticos, 14%, e bares e restaurantes, 13%. A compra de peAi??as de vestuA?rio e acessA?rios sA?o feitas na maior parte pela parcela feminina de entrevistados (23%), sendo a compra de produtos eletrA?nicos o destaque entre os homens (13%).

ai???A regra de bolso diz que o consumidor nA?o deve comprometer mais do que 30% da prA?pria renda com prestaAi??Ai??es. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor em certos casos. Consumidores menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. A falsa sensaAi??A?o de comprar sem pagar nada, que o crAi??dito proporciona, tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e Ai?? inadimplA?nciaai???, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Compras pela internet
Para 33% dos entrevistados, as lojas online sA?o o canal de venda que mais estimula a compra por cartA?o de crAi??dito, sendo que 15% preferem o maior nA?mero de prestaAi??Ai??es possAi??veis na hora de acertar a compra. Eles tambAi??m sentem facilidade ao dividir o pagamento em vA?rias vezes em lojas de departamento (23%), supermercados (13%) e shopping centers (12%).

O cartA?o de crAi??dito aparece como pagamento favorito na hora de parcelar, com 66% citaAi??Ai??es. O crediA?rio vem em segundo lugar, mas com apenas 13% de menAi??Ai??es. O financiamento aparece logo depois com somente 4% de preferA?ncia. O cheque prAi??-datado foi citado por 1% dos entrevistados.

A pesquisa tambAi??m mostrou que mais da metade (53%) dos consumidores enfrentaram alguma situaAi??A?o em que o comerciante impA?s dificuldades em aceitar certa modalidade de pagamento. Os meios que mais sofreram rejeiAi??A?o foram o crediA?rio (33%) e o cheque prAi??-datado (29%).

Quando perguntados sobre como preferem fazer a maior parte dos pagamentos, um em cada dez (9%) consumidores disse que sempre prefere parcelar, independentemente das condiAi??Ai??es. HA? ainda 14% que optam pelo parcelamento se as parcelas nA?o pesarem no bolso. Outros 41% sempre pagam Ai?? vista, enquanto 34% sA? pagam em dinheiro ou cartA?o de dAi??bito se houver algum desconto vantajoso.

Parcelamento
No A?ltimo mA?s de fevereiro, 38% dos brasileiros fizeram alguma compra parcelada, sendo que, na mAi??dia, foram trA?s compras a prazo por consumidor. Entre os que dividiram as compras, a mAi??dia de prestaAi??Ai??es ficou entre cinco e seis. Se considerados os trA?s meses anteriores Ai?? pesquisa, no entanto, 58% dos consumidores tA?m evitado se endividar com crAi??dito, especialmente no cartA?o de crAi??dito parcelado (29%) e no crediA?rio (16%).

A pesquisa ainda mostrou que, no A?ltimo mA?s de fevereiro, 36% dos consumidores disseram ter recebido alguma oferta de desconto caso pagassem por uma determinada compra em dinheiro em vez do dAi??bito ou alguma modalidade a prazo. A maior parte (52%) dos consumidores, contudo, afirmou nA?o ter recebido esse tipo de oferta.

A pesquisa ouviu 910 consumidores de ambos os gA?neros, todas as classes sociais e acima de 18 anos nas 27 capitais do paAi??s.

(AgA?ncia Brasil)

Deixe uma resposta