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Roupas e calA�ados lideram compra por impulso, mostra pesquisa

Roupas, calA�ados e acessA?rios sA?o os objetos do desejo dos consumistas por impulso. Pesquisa nas capitais do ServiA�o de ProteA�A?o ao CrA�dito (SPC) revela que seis em cada dez consumidores aproveitam as facilidades do crA�dito para fazer compras nA?o planejadas. Os trA?s tipos de produtos lideram as compras, com 19% de preferA?ncia.

As compras em supermercados representam 17%, perfumes e cosmA�ticos, 14%, e bares e restaurantes, 13%. A compra de peA�as de vestuA?rio e acessA?rios sA?o feitas na maior parte pela parcela feminina de entrevistados (23%), sendo a compra de produtos eletrA?nicos o destaque entre os homens (13%).

a�?A regra de bolso diz que o consumidor nA?o deve comprometer mais do que 30% da prA?pria renda com prestaA�A�es. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor em certos casos. Consumidores menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. A falsa sensaA�A?o de comprar sem pagar nada, que o crA�dito proporciona, tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e A� inadimplA?nciaa�?, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Compras pela internet
Para 33% dos entrevistados, as lojas online sA?o o canal de venda que mais estimula a compra por cartA?o de crA�dito, sendo que 15% preferem o maior nA?mero de prestaA�A�es possA�veis na hora de acertar a compra. Eles tambA�m sentem facilidade ao dividir o pagamento em vA?rias vezes em lojas de departamento (23%), supermercados (13%) e shopping centers (12%).

O cartA?o de crA�dito aparece como pagamento favorito na hora de parcelar, com 66% citaA�A�es. O crediA?rio vem em segundo lugar, mas com apenas 13% de menA�A�es. O financiamento aparece logo depois com somente 4% de preferA?ncia. O cheque prA�-datado foi citado por 1% dos entrevistados.

A pesquisa tambA�m mostrou que mais da metade (53%) dos consumidores enfrentaram alguma situaA�A?o em que o comerciante impA?s dificuldades em aceitar certa modalidade de pagamento. Os meios que mais sofreram rejeiA�A?o foram o crediA?rio (33%) e o cheque prA�-datado (29%).

Quando perguntados sobre como preferem fazer a maior parte dos pagamentos, um em cada dez (9%) consumidores disse que sempre prefere parcelar, independentemente das condiA�A�es. HA? ainda 14% que optam pelo parcelamento se as parcelas nA?o pesarem no bolso. Outros 41% sempre pagam A� vista, enquanto 34% sA? pagam em dinheiro ou cartA?o de dA�bito se houver algum desconto vantajoso.

Parcelamento
No A?ltimo mA?s de fevereiro, 38% dos brasileiros fizeram alguma compra parcelada, sendo que, na mA�dia, foram trA?s compras a prazo por consumidor. Entre os que dividiram as compras, a mA�dia de prestaA�A�es ficou entre cinco e seis. Se considerados os trA?s meses anteriores A� pesquisa, no entanto, 58% dos consumidores tA?m evitado se endividar com crA�dito, especialmente no cartA?o de crA�dito parcelado (29%) e no crediA?rio (16%).

A pesquisa ainda mostrou que, no A?ltimo mA?s de fevereiro, 36% dos consumidores disseram ter recebido alguma oferta de desconto caso pagassem por uma determinada compra em dinheiro em vez do dA�bito ou alguma modalidade a prazo. A maior parte (52%) dos consumidores, contudo, afirmou nA?o ter recebido esse tipo de oferta.

A pesquisa ouviu 910 consumidores de ambos os gA?neros, todas as classes sociais e acima de 18 anos nas 27 capitais do paA�s.

(AgA?ncia Brasil)

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